FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Inovação

Entidades públicas e privadas lançam o Pacto pela Inovação em Santa Catarina

Pacto pela Inovação

A inovação é reconhecida como uma das principais formas para ampliar a competitividade internacional da economia de um região, estado ou país. Para fortalecer o ecossistema catarinense, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), lançou nesta semana o Pacto pela Inovação. “Principalmente em momentos de crise, os investimentos em inovação são os mais necessários para manter a economia forte, equilibrada e, sobretudo, competitiva diante o cenário internacional”, disse o secretário de Estado da Comunicação, João Evaristo Debiasi, que representou o governador Raimundo Colombo na abertura do evento.

A ideia é aumentar os níveis de conexão e convergência das ações do ecossistema catarinense a fim de multiplicar resultados e mostrar ao investidor, empreendedor e aos talentos externos que, além dos investimentos governamentais em inovação, os setores estão alinhados com o propósito.

No total, 29 entidades assinaram o Pacto pela Inovação. “O acordo envolve o Governo do Estado, universidades, instituições de apoio, empresas e outros atores que promovem Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. O compromisso é multiplicar, coordenar e orientar ações na mesma direção, rumo à economia do conhecimento”, disse o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Net Lider

florianopolis encontro pacto pela inovacao 20171030 1437692807

O presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Salésio Herdt, destacou que a mudança deve ser não apenas acadêmica, mas pedagógica, na pesquisa e em atitudes inovadoras. “O sistema universitário catarinense é um exemplo de superação empreendedora, onde as comunidades regionais desempenham papel preponderante no desenvolvimento. No atual modelo econômico, onde o conhecimento é um importante fator de produção e desenvolvimento, as universidades possuem ainda mais relevância”, disse Herdt, em nome das instituições de ensino.

Representando o setor empresarial, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, falou sobre o potencial da indústria 4.0, conceito que ganhou força na Alemanha em 2011, cujo fundamento básico implica que, conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia. “Diante deste movimento, que chegou rapidamente no Brasil, tínhamos duas opções: assistirmos ou sermos protagonistas. As indústrias catarinenses escolheram a segunda alternativa”, falou.

florianopolis encontro pacto pela inovacao 20171030 1528395216

O Pacto pela Inovação foi uma ação firmada durante o 1º Encontro do Ecossistema Catarinense de Inovação, evento que está sendo realizado até esta terça-feira, 31, no Square Corporate, em Florianópolis. Após a abertura, foram proferidas palestras do presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Ambientes de Inovação (Iasp), o espanhol Josep Piqué; e da secretária de Inovação do Governo da Colômbia, Alicia Garavito.

Francine Ferreira – Michelle Nunes


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo