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Ensino Médio Integral tem 185 alunos matriculados na região Sul

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Escolas contempladas com o programa encerraram as matrículas na última segunda-feira.

Em parceria firmada entre o Governo do Estado, Instituto Ayrton Senna e Instituto Natura, 185 alunos já realizaram suas matrículas e deverão ingressar no Ensino Médio Integral na região Sul. As instituições contempladas com o programa, EEB Professor Padre Schuler, de Cocal do Sul e EEB Caetano Bez Batti, de Urussanga, iniciam as aulas na próxima segunda-feira, 13, acompanhando as demais escolas da rede estadual de ensino.

“A nova proposta para o ensino médio integral é um desafio para todos nós, gestores e professores. Com este novo método queremos diminuir principalmente, a evasão escolar, que tem aumentado muito nos últimos anos”, comenta a Gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes.

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Com turmas de alunos entre 14 e 16 anos, as aulas deverão estimular a criatividade, além do envolvimento ativo dos alunos com a comunidade. Haverá também a aulas baseadas na construção de projetos. Um deles é o Projeto de Vida, que levará os jovens a pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.

De acordo com a diretora da EEB Professor Padre Schuler, Karla Scarpato, a expectativa é grande para a próxima segunda-feira, 13, início das aulas. “Estamos felizes com este projeto e principalmente pela procura dos pais na matrícula dos filhos. A proposta é encantadora, eles vão se sentir autores, protagonistas da história. Será um grande investimento na vida pessoal e profissional destes alunos”, revela.

Entre as 61 escolas estaduais dos 12 municípios da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma, as duas escolas que apresentaram interesse farão parte do projeto que é piloto no estado de Santa Catarina. Ao todo, 16 escolas estarão aptas a aplicar o ensino médio integral. A nova proposta de Ensino Médio em Santa Catarina irá além da ampliação do tempo de aulas. Seu grande diferencial será ampliar as oportunidades de formação dos jovens e, além do ensino das disciplinas tradicionais (como português, matemática, história, geografia, etc), ela também desenvolverá nos estudantes valores e competências essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional, como colaboração e responsabilidade, entre outras.

Francine Ferreira – Paula Darós Darolt


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