FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Encerramento de abate de aves na JBS de Morro Grande é debatido com vice-governador

audiência JBS gab vice gov 29 08

Uma comissão formada por lideranças do Sul participou na tarde desta terça-feira, 29, de uma audiência com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira em Florianópolis. A reunião foi motivada pela preocupação com o anúncio da empresa JBS do encerramento das atividades do abate de aves na unidade de Morro Grande, que trará impacto socioeconômico negativo a toda Região.

Segundo o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt e o presidente da Associação de Municípios do Extremo-Sul (Amesc), Valdionir Rocha, a JBS emprega diretamente 720 profissionais de vários Municípios. Com o fechamento, 13 milhões de frangos deixarão de ser abatidos por ano, trazendo reflexos ainda no fechamento de mais de 100 aviários.

Durante a reunião, o vice-Governador fez um primeiro contato com o representante da JBS em Santa Catarina, que ficou de vir na Região conversar com os Prefeitos, Governador e Vice-Governador. Antes disso, Eduardo Moreira deverá conversar pessoalmente com o representante da empresa em São Paulo, aproveitando uma agenda que deverá acontecer na próxima semana.

Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

O secretário executivo da ADR Araranguá agradeceu ao vice-Governador, que atendeu ao pedido da ADR e da Amesc na realização da audiência. “Um grande passo foi dado. Esperamos que a empresa reconsidere este prazo de fechamento anunciado para outubro, e aguardamos em conjunto buscar uma possível alternativa. Estamos preocupados com esta grande perda para a região, porque a avicultura é uma das atividades que mais traz retorno de ICMS aos Municípios”, disse Schmidt.

Para o presidente da Amesc, Prefeito de Morro Grande Valdionir Rocha, a audiência foi positiva. “Queremos manter os empregos e toda cadeia produtiva. Repassamos ao vice-Governador a importância de uma empresa deste porte aqui no sul, que movimenta R$ 183 milhões e representa 87% da riqueza de Morro Grande. Esperamos que juntos, possamos encontrar uma saída”, disse.

Também participaram da audiência os Deputados Estaduais José Nei Ascari, Ricardo Guidi, José Milton Scheffer, Manoel Mota e Dóia Guglielmi; os Prefeitos de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto, Criciúma, Clésio Salvaro, Forquilhinha, Dimas Kammer, e Nova Veneza, Rogério Frigo; Secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso; representante da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca; presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso; ex-Prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre; presidente da Associação dos Avicultores do Sul de Santa Catarina, Emir Tezza, e representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região, Célio Elias.

Francine Ferreira – Leneza Della Krás


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo