FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Sem categoria

Empresa reutiliza água de ar condicionado em procedimentos de limpeza

aguaar1

Uma iniciativa inovadora idealizada e implantada por um grupo de colaboradores promove o aproveitamento da água liberada por aparelhos de ar condicionado em uma empresa de Criciúma. O sistema implantado em junho deste ano custou apenas R$ 150 os cerca de 50 litros armazenados por semana geram economia no gasto de água do setor de parasitologia.

A captação ocorre em dois aparelhos de 9 mil BTUs ligados 24 horas por dia no Núcleo Técnico Operacional (NTO) do Laboratório Búrigo. Por duas mangueiras a água escoa para uma bombona de 100 litros. “Os aparelhos têm de permanecer ligados para conservarmos a sala onde armazenamos os reagentes utilizados nas análises clínicas na temperatura ideal”, explica o chefe do setor de Bioquímica da empresa, Gledson Aléssio.

O reaproveitamento ocorre no descarte dos restos de amostras do setor de Parasitologia. A inclusão da água do ar condicionado motivou uma mudança decisiva para ampliar ainda mais a economia. “Antes era comum as técnicas abrirem o registro e deixarem a água fluindo enquanto colocavam os materiais. Agora os materiais descartados são postos no dejetor e a água puxada da bombona sai de um jato. Usa-se só o necessário”, relata Aléssio.

Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Implantado em janeiro, o sistema contabiliza a captação de 1680 litros de água. Em breve a empresa planeja a ampliação da capacidade de armazenamento, com aproveitamento da chuva e de mais aparelhos de ar condicionado. “Pretendemos suprir algumas demandas para algumas tarefas a mais, como a limpeza de calçadas”, planeja o diretor do Laboratório Búrigo, Renan Búrigo.

Reconhecimento estadual

Inscrito no Encontro Catarinense de Equipes de Melhorias de 2015, realizado em Blumenau, o projeto de Reaproveitamento da Água do Ar Condicionado do Laboratório Búrigo foi avaliado como um dos melhores.

Francine Ferreira – João Pedro Alves

aguaar4

aguaar5


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo