FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

ELEIÇÕES 2020 – Conheça os pré-candidatos a prefeito de Forquilhinha: Neguinho (PSD)

Voto

Desde a última segunda-feira, 24, por sete dias, todos os pré-candidatos à prefeito de Forquilhinha para as eleições 2020 estão tendo um espaço, nesta coluna, para expor suas ideias iniciais e posicionamentos a respeito de diversos temas de interesse público.

As perguntas foram criadas por esta colunista e a ordem das publicações foi definida por sorteio.

O terceiro pré-candidato a ter suas propostas elencadas é o representante do PSD, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol

De forma geral, qual a proposta do pré-candidato para as próximas eleições? Por que decidiu colocar seu nome à disposição?

Neguinho: sou pré-candidato, porque eu não desisto de Forquilhinha. Existe um grupo que governa a cidade há 20 anos, propomos mudança, uma administração enxuta, com responsabilidade, criatividade, austeridade para promover as mudanças, visando a melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Forquilhinha.

Em meio à crise econômica que se fortalecerá nos próximos anos por conta da pandemia do novo coronavírus, como alavancar o desenvolvimento econômico (comércio e indústria) do município, evitando a dependência de grandes empresas?

Neguinho: a nossa Cidade perdeu muito nos últimos anos. Estamos atrás de Nova Veneza e Cocal do Sul em valor adicionado. Precisamos agilizar a instalação de micro e pequenas empresas e evitar burocracias. Valorizar o comércio local, realizando as compras aqui. Para isso precisamos revitalizar a Avenida 25 de Julho, criando vagas para estacionamento e facilitando o acesso. Discutir com o comércio e a indústria ações que possibilitem a geração de mais emprego e renda.

Na mesma linha da pergunta acima, como vocacionar a economia de Forquilhinha para gerar mais emprego e, consequentemente, renda para a cidade?

Neguinho: Com a extinção da mineração do carvão Forquilhinha perdeu muito. A muitos anos não se instala uma empresa de médio porte na cidade. O novo gestor tem que priorizar e usar os atrativos que a cidade possui, a nossa lei de incentivo fiscal é de 1990, precisa ser alterada e atualizada, facilitando a vinda de novas empresas.

Com a pavimentação da Serra da Rocinha e da Jacob Westrup, Forquilhinha pode se transformar em um corredor e vetor de novos investimentos, por isso a instalação de um grande núcleo industrial próximo à divisa com Maracajá será fundamental. Vou também instalar um núcleo industrial na área do aeroporto, ali será um polo estratégico de inovação, facilitando a vinda de empresas de médio e grande porte. Atualizando a lei de incentivo fiscal, readequando os atuais núcleos e com esses dois novos núcleos industriais vamos gerar pelo menos três mil novos empregos em quatro anos.

Responsável por boa parte da movimentação econômica de Forquilhinha, a agricultura muitas vezes acaba desassistida, principalmente no meio familiar. Quais os projetos para o setor?

Neguinho: Precisamos incentivar e fortalecer a agricultura em regime de economia familiar, para isso o incentivo de novas culturas a criação de novas cooperativas,objetivando que o filho do agricultor permaneça na área rural. Vamos criar a patrulha mecanizada para atender a todos os agricultores sem distinção. A conservação das estradas e a pavimentação deve ser prioridade também nas estradas do interior.

A secretaria da agricultura deve atuar em conjunto com a EPAGRI, CIDASC, SINDICATOS e associações visando a formação técnica dos filhos dos agricultores para que permaneçam no campo gerando emprego e renda e diversificando as formas de cultura e produção.

Forquilhinha fez alguns financiamentos que precisarão ser pagos nos próximos anos. Como investir em infraestrutura no município, sabendo que uma parte considerável de recursos precisará ser empenhada no pagamento desses financiamentos?

Neguinho: Os financiamentos irão comprometer muito o já escasso poder de investimento da cidade. É preciso diminuir o tamanho da máquina, reduzir o número de cargos comissionados e secretarias, para aumentar o poder de investimentos, tendo em vista os financiamentos contraídos por outras administrações. É preciso: a) aumentar a recadação; b) diminuir a folha de pagamento; e c) conter gastos.

Precisamos fazer investimentos na terceira ponte que deve ser localizada a mais ou menos três quilômetros do centro para o Sul e dois ou três grandes anéis viários que possibilitem uma melhor mobilidade para o trânsito da cidade. Precisamos projetar e planejar a cidade pelos próximos 30 anos.

Projetos como um hospital para a cidade, atendimento 24 horas e a realização de cirurgias eletivas, por exemplo, estão sempre entre as propostas dos candidatos, eleição após eleição. São seus projetos? Como viabilizá-los, para que realmente possam sair do papel?

Neguinho: Vamos provar que Forquilhinha pode ter um hospital. Com o que é gasto no pronto atendimento, com a participação de associados, convênios e particulares, mais a contratualizações com SUS através dos procedimentos realizados, é altamente possível se manter um hospital na cidade. Tudo é questão de gestão.

Nossa ideia é construir um hospital com 35 leitos realizando 300 cirurgias urgentes e eletivas por mês e mais de duas mil consultas. Outras cidades do nosso porte e bem menores como Timbe do Sul, Meleiro, Orleans e Urussanga possuem hospitais altamente resolutivos. Forquilhinha terá um hospital altamente resolutivo, é preciso coragem do novo gestor. O fim das filas nos postos de saúde, com mais requisições de exames também deve ser prioridade do próximo governo.

Construção de um posto de saúde no bairro Saturno.

Por muitos considerada como modelo na educação das fases iniciais, Forquilhinha ainda precisa melhorar o ensino oferecido a partir do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico. É possível que o Governo Municipal se envolva nessas questões? Como?

Neguinho: A administração precisa rever o plano de cargos e salários dos servidores, precisamos ter profissionais motivados. Instalação de educação em período integral em praticamente todos os bairros da cidade. Precisamos trazer a extensão de uma universidade com cursos compatíveis com o mercado da cidade e região. Existe a necessidade de trazer cursos profissionalizantes para os jovens da cidade. O transporte escolar deve ser melhorado e ampliado. A educação deve ser discutida com os profissionais da área com a realização de cursos de formação continuada.

O tamanho da máquina pública é alvo de muitas reclamações, e em Forquilhinha não é diferente. Reduzir o número de cargos comissionados na Administração Municipal é um dos projetos do pré-candidato para os próximos quatro anos, caso eleito?

Neguinho: respondido na questão sobre infraestrutura.

O município é bastante conhecido por suas escolinhas esportivas. Ainda assim, é possível ampliar o acesso ao esporte, principalmente às crianças e jovens? Como?

Neguinho:

  • Possibilitar a construção de uma Arena Multiuso;
  • Aprimorar o investimento no trabalho de base realizado no município e suas Escolinhas Esportivas nas mais diversas modalidades;
  • Fornecer uniformes padronizados para todas as crianças que participam das Escolinhas Esportivas do Município;
  • Intensificar e acrescentar modalidades esportivas através de núcleos nos bairros e localidades do município;
  • Investir no trabalho de base desenvolvido no município e suas respectivas equipes de competição, incentivando a participação em eventos regional, estadual e nacional;
  • Fortalecer o Calendário de eventos esportivos do município envolvendo a população em diversas faixas etárias de idade;
  • Realizar em Forquilhinha Jogos Escolares Pré Desportivos, Jogos Escolares Sub 14 anos e Jogos Escolares para o Ensino Médio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Educação e FESPORTE;
  • Investir na Capacitação dos Professores-Técnicos das Escolinhas Esportivas do Município;
  • Desenvolver atividades de aperfeiçoamento aos professores de Educação Física do município;
  • Realizar eventos esportivos, de integração, aos sábados (contar como dia letivo e não perde aula);
  • Construção de áreas de lazer nos Bairros e localidades;
  • Sediar eventos esportivos a nível regional e estadual;
  • Fazer ciclovias, interligando as principais ruas da cidade;
  • Programas em parcerias com outras Secretarias: com a Saúde programa de controle de peso nas Escolas Municipais, com Social, programa de Saúde na Terceira Idade.
  • Melhorar os materiais esportivos da Secretaria de Esportes e das Escolas dos Municipios (em parceria com a Secretaria de Educação);
  • Melhorar e reformar os locais de treinamento.

Quais medidas efetivas precisam ser tomadas, para que Forquilhinha pare de ser lembrada apenas como a cidade da Heimatfest e seja realmente inserida nos roteiros de turismo do Sul de Santa Catarina?

Neguinho: Nós precisamos criar uma identidade cultural que está ligada ao turismo. O turismo é hoje uma das principais fonte de emprego e renda do Brasil. Forquilhinha precisa aproveitar a pavimentação da rodovia Jacob Westrup e da Serra da Rocinha e, regionalmente, pensar o turismo da cidade e região.

Fazer projetos aproveitando a colonização alemã da região de Mozela no Oeste da Alemanha. Cidades como Koblenz podem ser usadas como parceiras para alavancar o turismo que está ligada a gastronomia, cultura e a educação. Forquilhinha tem grandes celebridades como Zilda Arns e tantos outros que podem ser vetores para a cultura e turismo de nossa cidade.

Considera a cultura um setor importante a ser fortalecido em Forquilhinha? De que forma?

Neguinho: respondido na pergunta acima.

________________

O sorteio definiu a seguinte ordem para as publicações:

  1. Carlos Nola (PSL): segunda-feira (24/08);
  2. Vanderlei Alexandre (PP): terça-feira (25/08);
  3. José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD): quarta-feira (26/08);
  4. Maciel Da Soler (PDT): quinta-feira (27/08);
  5. Juliano Arns (PODEMOS): sexta-feira (28/08);
  6. Félix Hobold (PT): sábado (29/08);
  7. Geovane de Godoi (PL): domingo (30/08).


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo