FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Especial

Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner recebe Moção de Aplauso em Forquilhinha

Dom Leonardo Steiner

Os vereadores prestaram uma homenagem ao conterrâneo por sua dedicação à Igreja.

O Legislativo de Forquilhinha concedeu Moção de Aplauso ao cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner por sua dedicação à Igreja, doação ao próximo e por fazer de sua vida uma missão evangelizadora. Uma placa com o registro da homenagem foi entregue nesta segunda-feira, dia 7, ao cardeal nomeado esse ano pelo Papa Francisco.

“Dom Leonardo Steiner é natural de Forquilhinha, motivo de orgulho e satisfação de todos nós, seus conterrâneos. Merece todo o reconhecimento pela brilhante trajetória religiosa e, em especial, pela sua nova posição de Cardeal da Igreja Católica Apostólica Romana”, destaca a proponente da moção aprovada por unanimidade, vereadora Marilda Casagrande (PP).

Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape

Na história da Igreja Católica, 24 brasileiros foram nomeados Cardeal. Desses, cinco são catarinenses e, especialmente, dois de Forquilhinha: Dom Paulo Evaristo Arns (in memorian) e Dom Leonardo Steiner. “Estamos orgulhosos por mais um filho dessa terra ter sido escolhido pelo Papa. Desejo vida longa nesta missão de defender aqueles que mais precisam ser defendidos”, declara o presidente da Câmara, Célio Elias (PT).

Dom Leonardo Steiner

O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, disse que o cardeal é exemplo de solidariedade e se destaca por onde passa com sua mensagem de fé e esperança. “O senhor ainda tem muito a contribuir com a evangelização e na construção de um mundo melhor, mais humano, fraterno e igualitário. Parabéns, receba os aplausos de todos os moradores de Forquilhinha”, declara.

O cardeal agradeceu a todos ressaltando o orgulho de ser homenageado em sua terra natal. “Forquilhinha é mais que um lugar e uma referência de localidade no sul do Brasil. Para nós, que aqui nascemos e daqui somos, envolve todo um pertencimento. Recebo essa moção não como uma homenagem pessoal, mas uma homenagem de pertencimento e profundamente agradecido por esse momento. Viajei e conheci muitos lugares, mas jamais esqueci de onde vim”, salienta.

Dom Leonardo Steiner

Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Em maio de 2022, foi anunciado pelo Papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica, se tornando o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.

O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, que pertence à diocese de Criciúma. Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores, em 2 de agosto de 1976, e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.

Estudou Filosofia e Teologia dos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. E já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O vídeo da Moção de Aplauso está disponível no link de transmissão da Sessão, a partir do tempo 15 minutos e 08 segundos.

Mais destaques da Sessão

Mudanças

O vereador Valdeci Figueredo (PDT) voltou ao Legislativo, após o período de licença para comandar a Secretaria Municipal de Governo. A vaga era ocupada pela suplente Patrícia Floriano (PDT). Durante o discurso, ele avisou que será candidato à presidência da Câmara de Vereadores que tem eleição prevista para o mês de dezembro.

Projeto aprovado

PLE nº 82/2022 – Autoriza o chefe do poder executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementares no montante de até R$ 2.740.000 (dois milhões, setecentos e quarenta mil reais)

AFAA

Vestido de Batman, personagem que fez sucesso no pedágio solidário promovido pela Associação Forquilhinhense de Apoio aos Autistas (AFAA), o Salésio Feller utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores para agradecer a todos que participaram da ação realizada no final de semana visando colaborar com o início das atividades da Associação.

AFFA

Redação – Filipe Casagrande


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo