FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Doação de terreno à indústria metalúrgica é aprovada na Câmara de Forquilhinha

Presidente Celio Elias 15a Sessao

Projeto de lei apresentado pelo Executivo destina o terreno à Metalfor para instalação do parque fabril.

Os vereadores de Forquilhinha autorizaram a doação de terreno à empresa Metalfor Metalurgia e Serviços para implantação e instalação de seu parque fabril no município. Com seis votos a favor e dois contra, o projeto de lei do Executivo nº 28/2022 passou nesta segunda-feira, dia 16, pelo plenário da Câmara.

Um dos votos contrários ao projeto foi da vereadora Marilda Casagrande, do PP, que apontou três motivos para sua decisão. “Primeiro, este terreno está com processo de ação popular e devemos aguardar a decisão judicial. Segundo, a empresa citada tem vários processos e precisamos analisar. Terceiro, a empresa não apresentou por escrito o projeto técnico da obra que quer fazer. Pedi vistas para aguardar a chegada do projeto e informações da empresa, mas o meu pedido não foi concedido”, relata.

Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

O segundo voto contrário foi do vereador Felipe Dordete do PP. “Nós, vereadores, somos pagos pelos contribuintes para fiscalizar. Antes de passar um projeto, precisamos saber o que vai ser feito. Esse mesmo terreno já teve votação para ir a uma determinada empresa que não veio, e agora é para outra. Conheço a empresa interessada, o núcleo deles é grande, mas precisamos de documentos técnicos para votar”, declara.

Os demais vereadores foram favoráveis à doação ressaltando o ganho econômico para Forquilhinha. “A empresa vai gerar aproximadamente 250 empregos diretos na metalurgia, que é um ramo que remunera bem. Depois de quatro anos, quando estiver toda instalada em Forquilhinha, vai trazer muita receita. É isso que a cidade quer e espera, por isso sou favorável”, comenta Marcos Rocha Macedo, do PDT.

A presidente da Comissão de Finanças justificou a negativa do pedido de vistas ao projeto. “Eu nunca vou ser contra a doação de terrenos para criação de novos empregos em Forquilhinha. Muitas pessoas precisam pegar ônibus para trabalhar em outros municípios e gostariam de trabalhar na nossa cidade. Todo projeto desta natureza que vier para essa Casa, não adianta pedir vistas para mim, pois não vou engavetar para outra semana”, ressalta Ivone Minatto (PSD).

O presidente da Câmara, Célio Elias (PT), fez a leitura do projeto demonstrando que o município não tem nada a perder. “A doação caducará e o imóvel constituído de terreno reverterá automaticamente ao Município, se a Empresa donatária e/ou seus sucessores não cumprirem as especificações e condições. Ou seja, nós temos todas as garantias. O que queremos é que a empresa venha e se instale para gerar mais emprego e renda”, conclui.

Mais destaques da 15ª Sessão

Projetos aprovados

PLE nº 26/2022 – Autoriza a aquisição por doação, sem ônus ao município, de áreas de terra que especifica e dá outras providências

PL nº 08/2022 – Passa a denominar-se DORLI FELTRIN a atual Avenida 169, que tem seu início na Rua João Denski seguindo até Rua Francisco Ronchi, no bairro Ouro Negro. (Autoria: Marilda Casagrande – PP)

Indicações

59/2022 – Disponibilização de computador nas Escolas Básicas Municipais para candidatos realizarem a inscrição do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. (Dinho Rampinelli – PL)

60/2022 – Reforma da sede esportiva no bairro Santa Líbera. (Felipe Dordete – PP)

61/2022 – Colocação de pavimentação asfáltica na Rua Palmares, no bairro Vila Lourdes. (Jucemar Borges – PP)

62/2022 – Colocação de assentos especiais nas recepções e/ou salas de espera das Unidades Básicas de Saúde para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. (Marilda Casagrande – PP)

63/2022 – Construção de uma lombofaixa na Rua Santa Bárbara, em frente à Escola de Educação Básica José Aléssio, no bairro Cidade Alta. (Patrícia Floriano – PDT)

Correção

O PL nº 07/2022, aprovado na 14ª sessão, que passa a denominar-se QUADRA POLIESPORTIVA JUARES DE OLIVEIRA a quadra de esportes na Santa Líbera, também teve a digital do vereador Felipe Dordete (PP) na autoria do projeto protocolado em conjunto com a vereadora Marilda Casagrande (PP).

Retorno

O vereador José Nardi (PSD) reassumiu a cadeira no Legislativo, após 15 dias de licença por motivos de saúde.

Redação – Filipe Casagrande


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo