FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Dicas para comprar com segurança na Black Friday

Black friday foto Beatriz Formanski 13

Evento que proporciona descontos em produtos ocorre na sexta-feira, 23, de novembro.

Idealizada nos Estados Unidos, a Black Friday, considerada uma das mais importantes datas de vendas de produtos, promete movimentar o comércio na sexta-feira, 23, também aqui no Brasil. Para orientar os consumidores e evitar transtornos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon de Criciúma, elaborou dicas para os moradores aproveitarem a data com segurança.

A orientação, de acordo com o coordenador executivo do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, é elaborar pesquisas antes de adquirir uma determinada mercadoria, visto que a Black Friday pode apresentar propagandas enganosas. “É viável que o cidadão avalie a necessidade de efetivar uma compra específica, deixando o impulso de lado. Caso concretize a compra, a pessoa deve exigir a nota fiscal e avaliar a garantia estendida”, reforça.

Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Conforme análise realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 39% dos consumidores pretende comprar durante a Black Friday. De acordo com a pesquisa, grande parte das vendas deve ser online. “O consumidor precisa ter um cuidado a mais em compras pela internet. É essencial verificar a origem e o nível de satisfação dos clientes de um determinado site de vendas. O internauta deve conferir se o site é brasileiro para não resultar em custos extras e evitar problemas jurídicos, pois cada país possui suas regras do Código do Consumidor”, destaca Colle.

Outra dica para se proteger, é guardar provas como fotos e encartes para constatação e formalização de uma possível denúncia. “Quanto mais elementos tivermos para provar a irregularidade, mais consistente e mais fácil será enquadrar as empresas que estão cometendo as infrações”, finaliza.

R$ 2,1 bilhões em vendas

No Brasil, a Black Friday é realizada desde 2011. O evento ocorre na última sexta-feira de novembro e proporciona descontos em produtos de diversos segmentos. Segundo o Busca Descontos, entidade administradora da página eletrônica oficial da Black Friday no Brasil, em 2017, o evento atingiu R$ 2,1 bilhões em vendas.

Mais informações podem ser consultadas pelo site do Procon de Criciúma, através do site, ou na sede do órgão, situado na rua Henrique Lage, n° 267, no Centro. Dúvidas também podem ser solucionadas pelo telefone (48) 3445-8522. O Procon atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outras dicas do Procon para comprar na Black Friday

  • Verificar com o vendedor se o produto é único (mostruário)
  • Conferir a política de troca do fornecedor
  • Ficar atento ao prazo de entrega
  • Verificar (sempre) a responsabilidade do pagamento do frete para entrega
  • Possuir cuidado para acessar links de ofertas recebidos por e-mail. Podem não ser confiáveis
Francine Ferreira – Diretoria de Comunicação de Criciúma


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo