FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

No Dia da Universidade, Unesc reforça o compromisso com o ensino de qualidade e com o desenvolvimento da região

Universidade

Há mais de 55 anos, Instituição contribui com a comunidade por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

Nessa quinta-feira (18/01) foi comemorado o Dia da Universidade. Mas você já parou para pensar porque há distinção entre universidades, faculdades e centros universitários? Há motivos para isso, e uma instituição é bem diferente da outra, por isso é fundamental levar isso em consideração no momento de escolher um curso.

A Unesc, por exemplo, é uma Universidade, ou seja, é mais completa ao possuir as três dimensões acadêmicas – Ensino, Pesquisa e Extensão – bem estruturadas. Tratam-se de eixos transversais que compõem um ecossistema que impacta o que é introduzido em sala de aula.

Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider

O compromisso com o ensino de qualidade, a contribuição com a sociedade e o engajamento socioeconômico é reafirmado todos os dias e, em especial, nesta quinta-feira (18/01), data em que se comemora o Dia da Universidade em todo o território nacional.

Na Unesc são mais de 200 projetos de Extensão e 400 projetos de Pesquisa, além de 90 grupos de Pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com sete programas próprios de mestrado e cinco de doutorado, todos muito bem avaliados pelo Ministério da Educação, e que são, inclusive, obrigatórios para uma Universidade.

Instituições pluridisciplinares

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de Pesquisa, de Extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam, entre outras coisas, pela produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lembra que em uma Universidade estas três dimensões se conectam de forma mais profunda e integrada, levando conhecimentos ampliados aos estudantes. “A Unesc tem como missão ‘educar, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida’, por isso, na Universidade, os acadêmicos têm contato com problemas reais e transformam a realidade da comunidade, contribuindo com a formação profissional e humana. Há ainda grupos de pesquisa especializados que impactam no Ensino e qualificam o conhecimento construído em sala de aula”, salienta.

“Os estudantes que participam da Extensão interagem com a comunidade, o que proporciona a obtenção de aprendizagens para a vida e não somente para a formação profissional. Eles têm contato com a realidade local e contribuem com a resolução de problemas, promovendo impacto social, tornando-se, assim, um profissional mais completo”, acrescenta a reitora.

Pesquisa é referência

Já a Pesquisa é uma das dimensões acadêmicas que coloca a Unesc entre as 20 melhores Universidades não estatais do país e como a melhor de Santa Catarina. Além disso, a Instituição possui o único programa de pós-graduação não estatal do Brasil com nota máxima do Ministério da Educação (MEC): o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGSC).

“Quem produz pesquisa são professores, mestres e doutores em um volume maior que aquelas encontradas em outras instituições de ensino superior. É uma produção científica alta e qualificada, e o que é elaborado nos laboratórios em todas as áreas do conhecimento são levados para os estudantes que têm contato com estes novos aprendizados, saindo da Universidade com um olhar de vanguarda”, relata Luciane.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no método de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os discentes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora da sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

“A Graduação Multi proporciona experiências em diversos formatos, em sala de aula, por exemplo, onde o aluno está conectado a outros lugares, espaços sociais, como escolas e empresas. Uma verdadeira conexão com base no que se precisa, de fato, para que ele possa se colocar de maneira mais eficiente no mercado”, enfatiza a pró-reitora de Ensino Graziela Amboni.

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Mais de 50 mil pessoas têm o orgulho de, mais que ostentar o diploma com a marca da Unesc, colocar todo o conhecimento obtido na Universidade à disposição do ambiente onde residem. Outro diferencial é o Programa Universidade Gratuita. Sucesso no ano passado, a iniciativa contará com até quatro mil vagas para os interessados em estudar na Unesc em 2024.

Comunitária

A Unesc é ainda uma Universidade Comunitária, ou seja, uma Instituição de educação superior sem fins lucrativos e que reinveste todos os resultados para a manutenção de suas atividades e, principalmente, na comunidade.

Como maior Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, a Unesc contribui com o desenvolvimento da região e do estado por meio da oferta de educação de qualidade, a realização de Pesquisa, incentivo à inovação e a realização de ações por iniciativa própria ou em parceria com os setores produtivos e o poder público com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico.

As universidades comunitárias foram criadas pela Lei 12.881/13 e englobam instituições que cumprem requisitos como constituição sob a forma de associação ou fundação, atuação sem fins lucrativos e patrimônio próprio.

“Instituições comunitárias como a Unesc estão voltadas ao desenvolvimento das comunidades e não ao interesse pessoal ou particular. São universidades não estatais que oferecem, além de Ensino e de Pesquisa, ações comunitárias por meio de projetos de Extensão com o envolvimento de professores e acadêmicos e a prestação de serviços em áreas como Saúde; Direito; empreendedorismo; inovação; tecnologia; educação; capacitação de lideranças, entre outros”, cita Luciane.

Estrutura exemplar

A Unesc também se preocupa e investe na infraestrutura para que a formação dos profissionais obtenha uma excelência ainda mais elevada. São mais de 300 mil metros quadrados entre o campus de Criciúma; a Unidade de Araranguá; o Polo de Balneário Rincão; além do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) – maior e mais completo parque tecnológico da região Sul de Santa Catarina.

Para citar alguns exemplos: são 155 laboratórios de Ensino; Clínicas Integradas em Saúde; Clínica de Direitos Humanos, salas de aula modernas; entre outros.

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Outras informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Redação – Marciano Bortolin


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo