Meio Ambiente

Dia Mundial da Água: ações visando educação ambiental serão realizadas pelo Comitê Araranguá

Em parceria com entidades do sul catarinense, atividades acontecem em Criciúma, Nova Veneza, Araranguá e Siderópolis.

Utilizar o Dia Mundial da Água para reforçar o alerta, promovendo a conscientização do ser humano como agente que deve participar da preservação do líquido mais precioso do planeta Terra. É com esse objetivo que o Comitê da Bacia do Rio Araranguá realiza, nesta quarta-feira, 22, inúmeras ações visando à educação ambiental em diversas cidades do sul catarinense.

As atividades acontecerão em Criciúma, Nova Veneza, Araranguá e Siderópolis. “É um dos dias mais importantes do ano para àqueles que, como nós, batalham diariamente pela preservação da água. Por isso, sempre em parceria com outras instituições da região, convidamos à todos que participem destes momentos tão especiais”, ressalta o presidente do Comitê, Sérgio Marini.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Star Seguros
Colinas Chocolatteria
Thiago Auto Lavação

Recuperação de áreas degradadas em Nova Veneza

Em Nova Veneza, através do projeto “Ingabiroba”, será realizada a plantação e distribuição de 200 mudas na comunidade de Picadão, com a participação das Escolas Municipais do Caravaggio e Bairro Bortolotto.

A ação acontecerá a partir das 9h, em parceria com a ADISI, Epagri, Secretaria de Educação e Fundação do Meio Ambiente. “Trabalharemos na recuperação de uma nascente, começando um processo que irá garantir água para nossos filhos e para as futuras gerações, ao fazer com que a água em abundância brote novamente”, ressalta Marini.

Fortalecimento da educação ambiental em Araranguá

Através da distribuição de mudas, água e materiais educativos, em Araranguá o objetivo será conscientizar ambientalmente a população que passa, diariamente, pela Praça Hercílio Luz, na área central da cidade.

A partir das 13h30min, a atividade será colocada em prática por conta de uma parceria do entre Fundação do Meio Ambiente, SAMAE e IFSC. “A cidade tem como animal símbolo o boto, que só voltará a aparecer com mais frequência em nossa região a partir do momento em que pudermos oferecer água preservada, em boas condições. Por isso, a importância de abordamos o assunto com a comunidade”, argumenta o vice-presidente do Comitê e diretor da FAMA, Luiz Leme.

Exposição de ações em Criciúma

Já em Criciúma, das 8h às 12h, haverá distribuição de folders e cartilhas, bem como exposição e apresentação de trabalhos relativos à preservação das águas. O evento “A água: o recurso e a sua gestão”, acontece no hall em frente Reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

De acordo com a secretária do Comitê, coordenadora do laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos da Unesc e professora, Yasmine de Moura da Cunha, a intenção é marcar o dia como um lembrete. “Queremos chamar atenção para uma gestão participativa e integrada. A universidade também é parceira em projetos relacionados à preservação da água, por isso queremos mostrá-los às várias pessoas que irão passar pelo local e que precisam ser conscientizadas”, completa.

Visitação na barragem de Siderópolis

Por fim, em parceria com a Casan, aos interessados em conhecer sua estrutura, a Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, estará aberta para visitação das 9h às 16h30min.

Francine Ferreira

Foto: Willians Biehl

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo