FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Dia da Internet Segura: MPF apoia mobilização mundial

acesso à internet

Programação reúne mais de 70 atividades em todo o Brasil, incluindo o projeto Ministério Público pela Educação Digital.

No dia 7 de fevereiro, organizações de todo o mundo ligadas a internet, direitos humanos, educação e proteção se reúnem para comemorar o Dia Mundial da Internet Segura. No Brasil a mobilização é conduzida pela organização não-governamental Safernet e conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).

A programação reúne mais de 70 atividades em todo o Brasil, que incluem palestras, oficinas de formação de educadores, campanha on-line e distribuição de materiais pedagógicos. No âmbito do MPF a ação está focada no projeto Ministério Público pela Educação Digital, iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público Federal desde 2015 e que já capacitou quase três mil professores de escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

Maderonchi
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

O projeto – que será apresentado no lançamento oficial da campanha, realizado em São Paulo, a partir das 9h – é realizado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) e o Grupo de Trabalho de Combate a Crimes Cibernéticos da 2ª Câmara de Coordenação do MPF. A proposta é oferecer a educadores de todo o Brasil subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas para o uso seguro e cidadão da internet.

“A iniciativa consiste na realização de oficina sobre segurança, ética e cidadania no mundo virtual e tem como público-alvo educadores das redes públicas e privadas de ensino. A capacitação busca a formação para trabalhar em sala de aula temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede”, explica a procuradora regional da República Neide Oliveira, que coordena o projeto em conjunto com a procuradora regional da República Márcia Morgado.

O MP pela Educação Digital se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Além da apresentação do projeto MP pela Educação Digital, o MPF também compõe a agenda de atividades do Dia da Internet Segura debatendo a atuação do órgão na proteção online à infância. O diálogo está marcado para as 15h, com participação das procuradoras da República em São Paulo Priscila Schreiner e Fernanda Domingos.

Saiba mais

O Dia da Internet Segura é uma iniciativa global que acontece desde 2004 com objetivo de envolver diferentes atores sociais na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro e ético do mundo digital. O MPF participa da iniciativa desde 2009 e, neste ano, também estará mobilizado pelas redes sociais.

Durante todo o dia a página da instituição no Facebook e o perfil no Twitter divulgarão conteúdos sobre os perigos na rede mundial de computadores e a responsabilidade de todos em garantir um ambiente virtual que promova a cidadania e o respeito aos direitos humanos. O mote da campanha é “Unidos para uma Internet mais positiva”!

Francine Ferreira – Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República em SC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo