FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Dia Internacional da Mulher Negra: a necessidade do alerta contra as desigualdades

Dia Internacional da Mulher Negra Foto Divulgação Decom

Encontro debaterá saúde da mulher negra. Roda de conversa será no Clube União Operária

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado nesta quarta-feira, 25, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc), em parceria com a ONG de Mulheres Negras, realiza uma roda de conversa sobre a saúde da mulher negra. O evento será neste sábado, 28, no Clube União Operária, às 14h.

Conforme a coordenadora da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma, Dainara Idalino dos Passos, o evento é aberto ao público e a entrada é franca. O debate será sobre doenças particulares da população negra, psicossocial e o empoderamento. “A importância é discutir sobre o padrão de beleza imposto pela sociedade, que é o europeu. Além disso, as mulheres negras têm os maiores índices de violência e os salários mais baixos. É preciso discutir essas questões e de que forma empoderar essas mulheres”, destaca a coordenadora.

Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

A Câmara de Vereadores também fará uma sessão solene nesta quarta-feira (25) para entregar homenagens às mulheres negras criciumenses que contribuíram para o desenvolvimento do munícipio.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha

Em 1992, foi realizado o I Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, na República Dominicana, onde foi discutido o machismo, racismo e as formas de combater. Do encontro nasceu também o Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha. O dia 25 de julho foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.

No Brasil, neste mesmo dia também é comemorado o Dia Nacional da Tereza de Benguela, em homenagem à líder quilombola que viveu no século 18 e que foi morta em uma emboscada. Esposa de José Piolho, Tereza se tornou rainha do quilombo do Quariterê, no Mato Grosso (MT).

Segundo a coordenadora da Copirc, a data tem como objetivo fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras e reforçar laços, trazendo maior visibilidade para a luta.

Francine Ferreira – Ana de Mattia


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo