FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Dever cumprido: bombeiros concluem Operação Veraneio no Balneário Rincão

USAR dnlburigo encerramentooperacaoveraneio32
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

Objetivo maior foi alcançado, já que a praia não registrou nenhuma morte nos locais guarnecidos.

Dos 55 anos que João Gilberto Freitas Kawabata tem, 17 passou como guarda-vidas civil. Morador da Lagoa dos Freitas, é também bicampeão brasileiro e sul americano de salvamento aquático, e pretende conquistar o tricampeonato nesse ano. Nessa sexta-feira, sua atuação recebeu destaque e ele foi homenageado durante a solenidade de encerramento da Operação Veraneio 2017/2018 no Balneário Rincão.

Como sempre gostou de nadar e foi próximo de bombeiros, iniciou o treinamento, gostou, e até hoje não deixa de participar quando consegue. “Enquanto minha saúde permitir, vou seguir atuando como guarda-vidas civil. É uma honra”, garante.

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

Kawabata faz parte de um grupo de 62 guarda-vidas que contribuíram para manter a temporada de verão mais segura no Balneário Rincão. Com eles, outros três bombeiros militares fortaleceram os trabalhos de prevenção na orla marítima, resultado em aproximadamente 25 mil ações de orientação ao longo dos últimos meses.

Além disso, conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, capitão Renan Fernandes, durante a Operação Veraneio foram registradas 1.906 lesões por água viva, 19 arrastamentos, uma embarcação à deriva e quatro crianças perdidas. “E tudo, felizmente, com final feliz. Conseguimos atingir o objetivo, que era chegar ao fim da temporada com nenhuma morte por afogamento sendo registrada na área guarnecida, tanto em água salgada quanto doce”, reforça.

Em relação às ações também realizadas no balneário, 32 pessoas participaram do Praia Acessível e outras 401 crianças se formaram no Projeto Golfinhos. “O que fica é o sentimento de dever cumprido e a certeza de que, logo em seguida, já começaremos a organizar a próxima Operação Veraneio, buscando sempre corrigir eventuais erros e melhorar o trabalho cada vez mais”, completa Fernandes.

Melhoria na infraestrutura

Como destaque para essa operação se destaca o melhoramento da estrutura de trabalho dos guarda-vidas, que passaram a contar com 12 novos postos de contêineres totalmente equipados. Destes, dez foram conquistados com apoio da Administração Municipal do Balneário Rincão, um por meio da Justiça Federal e outro pelo Fórum da Comarca de Içara.

Para o prefeito Jairo Custódio, a intenção foi oferecer uma maior qualidade nas condições de trabalho, para que o resultado fosse ainda mais positivo. “Costumávamos gastar, por operação, em torno de R$ 70 mil para reformar aqueles postos antigos, que ainda não possuíam a estrutura necessária. Agora, com esses contêineres, os guarda-vidas têm tudo o que precisam em um só lugar e, quando o movimento diminuir completamente, no fim desse mês, recolheremos todos e deixaremos guardados para serem novamente utilizados no fim do ano, diminuindo consequentemente os gastos”, explica.

Resultado positivo em todo o Sul

Nas demais praias de abrangência do 4ª Batalhão de Bombeiros Militares (BMM) de Criciúma, o resultado também foi positivo. Durante a Operação Veraneio, nenhuma pessoa morreu afogada no Morro dos Conventos, Balneários Arroio do Silva e Gaivota, e Passo de Torres.

De acordo com o comandante do 4º BMM, tenente-coronel James Ventura, nas quatro praias, somando-se ao efetivo do Balneário Rincão, foram 234 profissionais empenhados, sendo 220 guarda-vidas civis e 14 bombeiros militares.

“Concluímos com uma avaliação extremamente positiva. Todas as praias foram devidamente sinalizadas e os profissionais receberam um treinamento de qualidade, respondendo à altura, com muito empenho e motivação”, argumenta o comandante.

Para a próxima temporada, a meta é melhorar as condições de trabalho das demais praias, tornando-as semelhantes à estrutura que possui, atualmente, o Balneário Rincão. “Nesse ano, cada uma delas recebeu um posto de contêiner, e como vimos que a estrutura funcionou perfeitamente no Rincão, a intenção é ampliar ainda mais a qualidade dos postos nas demais cidades do litoral”, finaliza Ventura.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo