FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

Desfile Histórico Cultural encerra VIII Heimatfest com chave de ouro

desfile IMG 8547 1

Em torno de 500 pessoas evidenciaram, neste domingo, 15, as etnias alemã, italiana, polonesa, japonesa e afrodescendente na história de Forquilhinha.

O tempo colaborou e o sol apareceu, transformando o domingo, 15, em um lindo dia para que os descendentes das etnias alemã, italiana, polonesa, japonesa e afrodescendente fechassem o último dia de VIII Heimatfest como o ponto mais alto das festividades. Em torno de 500 pessoas participaram do tradicional Desfile Histórico Cultural da Festa das Origens, realizado na Avenida 25 de Julho, bem no Centro de Forquilhinha.

A etnia alemã, por exemplo, uma das principais participantes na colonização do município, mobilizou dezenas de pessoas no desfile, com objetivo de evidenciar a atuação dos seus descendentes na história de crescimento da cidade. No grupo, o grande homenageado do dia foi Apolinário Tiscoski, o primeiro intendente do distrito de Forquilhinha. “Entre outros feitos, Poli, como é conhecido, criou a Praça dos Imigrantes Alemães e urbanizou a Avenida 25 de Julho, data marco da colonização alemã no Brasil”, explica um dos integrantes da etnia, Geovane Westrup.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Maderonchi

Para o antigo intendente, receber a homenagem foi motivo de muito orgulho. “Estando no meio do meu povo, da minha gente, não teve como não adorar. Gostei bastante de ser lembrado e aceitei com muito bom grado o reconhecimento. Acredito que é resultado de todo o trabalho feito por Forquilhinha até aqui”, ressalta Tiscoski.

Linha do tempo das antigas edições

Um diferencial do desfile deste ano foi a apresentação, organizada pela Secretaria de Educação de Forquilhinha, de uma linha do tempo da Heimatfest, destacando os principais pontos da Festa das Origens em uma retrospectiva desde a primeira edição, realizada bem 2003.

Conforme a presidente da Comissão Organizadora do Desfile Histórico Cultural, Andressa Westrup Wernke, a mobilização cumpriu muito bem o papel de resgatar o papel das etnias e a participação das pessoas que colaboraram com a formação do município. “É bonito porque as famílias se unem nessa época, para esse desfile. Considero uma importante valorização das questões culturais e acredito que a Heimatfest sempre tem que proporcionar esse algo a mais, buscando reconhecer e evidenciar suas raízes e cultura”, completa.

Francine Ferreira

desfile IMG 8547 4

desfile IMG 8547 3

desfile IMG 8547 2


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo