Energia

DESCONTO: Coopera inicia distribuição dos resultados na fatura dos cooperados

Desconto do grupo A, alta tensão, já foi pago. Grupo B receberá o valor em conta já no mês de junho.

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, com sede em Forquilhinha, vem aplicando nos últimos anos, de forma consciente, uma prática do cooperativismo que é a distribuição dos resultados entre os seus cooperados.

 Em 2022 o montante de R$   5,3 milhões, por sugestão do Conselho de Administração e com a aprovação da assembleia, está sendo distribuído aos 26 mil sócios, proporcional ao consumo em reais que cada um teve no ano de 2021.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Posto Bravo
Contape
Net Lider

 Os cooperados que formam o grupo de consumo A, composto por unidades consumidoras que recebem energia elétrica de alta tensão, já receberam o desconto na fatura a ser paga em maio, correspondente ao consumo de abril. O grupo B, caracterizado pelos cooperados residenciais, ou de pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais, receberá o valor em conta já no próximo mês.

 A distribuição foi uma surpresa positiva para a empresa Teixeira Têxtil. A conta de abril veio com 50% de desconto.  “Para o empresário que tem a energia como parte considerável do seu custo, a Coopera vem sendo fundamental para a competitividade da Teixeira Têxtil”, Estefane Topanotti Teixeira, empresário.

Consumidores residenciais

De acordo com Rogério Feller, gerente geral da Coopera, o cooperado residencial que receberá a distribuição na fatura de maio também deve ter uma surpresa positiva. O valor dos resultados somado à entrada em vigor da bandeira tarifária verde, pode proporcionar um desconto de até 60%. “Por muitos anos os resultados eram destinados à conta capital do cooperado e ao fundo de reserva. Essa medida é positiva para a solidez da cooperativa. Mas com muito planejamento, começamos a contemplar de forma direta o nosso cooperado”, explica o gestor.

Resultados: parte do modelo de negócios do cooperativismo

Os resultados são o lucro da cooperativa. Mas como o modelo de negócios cooperativista não visa o lucro, e sim o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, os ganhos são divididos entre os associados. Essa divisão é feita proporcionalmente ao consumo em reais que cada associado teve durante todo o ano anterior à assembleia.

Redação – Débora Cândido

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo