FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Infraestrutura

Vereadores solicitam liberação do desassoreamento do Rio Sangão

Desassoreamento

Forquilhinha aguarda análise do processo protocolado no Instituto para iniciar os trabalhos de desassoreamento no rio.

Um requerimento assinado por todos os vereadores de Forquilhinha será encaminhado ao presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Daniel Vinicius Netto, com solicitação de urgência na análise do processo protocolado pelo Município, no mês de setembro, referente ao desassoreamento do Rio Sangão.

O processo está registrado com o número SAN/17378/CRS, e há preocupação de que as chuvas voltem a prejudicar os moradores que ainda se recuperam dos prejuízos ocasionados pelas cheias em 2022. “Imploramos uma agilidade do IMA, pois a população de Forquilhinha, Criciúma e Maracajá não podem mais esperar e sofrer com as cheias do Rio Sangão”, ressalta o presidente da Câmara, Célio Elias (PT).

Maderonchi
Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

“Estamos aguardando uma autorização do IMA e solicitamos essa liberação o quanto antes. Não dá para mensurar os prejuízos que as cheias já provocaram nos moradores, muitos com traumas irreparáveis”, declara o vereador Dinho Rampinelli (PL), morador da Cidade Alta, um dos bairros mais atingidos esse ano com a força das águas do Rio Sangão.

O vereador Marcos Rocha Macedo (PDT) disse que é difícil entender a demora para autorizar o desassoreamento. “Quem analisa os processos não vive às margens do rio e não enfrenta os problemas com as cheias. Se o problema fosse visto pessoalmente, talvez conseguiriam analisar com mais celeridade. Infelizmente, esse ano o nosso município foi castigado por diversas intempéries e só quem passa por isso sabe o trauma que fica”, relata.

O desassoreamento

Conforme o requerimento nº 15/2022 aprovado no Legislativo de Forquilhinha, a execução do desassoreamento trará importante benefício, restituindo a capacidade de escoamento das águas, diminuindo a possibilidade de extravasamento e novas inundações como as que ocorreram nos últimos meses, trazendo prejuízos financeiros e risco de vida à população.

Mais destaques da 44ª Sessão

Moção de Aplauso à Escola Natálio Vassoler pelos 60 anos de atividades em Forquilhinha. (Autoria: Marilda Casagrande – PP)

Projeto aprovado

PLE nº 88/2022 – Reajusta a Unidade Fiscal Municipal (UFM) e dá outras providências.

Posse

O suplente Adenor Pola (PP) assumiu vaga no Legislativo de Forquilhinha, no lugar do vereador Jucemar Borges (PP) que está de licença por 15 dias para tratamento de saúde.

Redação – Filipe Casagrande


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo