FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Deputado Rodrigo Minotto propõe medição individualizada de consumo de água

290415 Plenario EGO 21

Assegurar aos consumidores de água fornecida por sistemas públicos de saneamento básico que seja efetuada a medição individualizada do respectivo consumo, por parte do prestador desse serviço. Este é o objetivo do Projeto de Lei 0282.3/2016, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que está tramitando na Assembleia Legislativa.

De acordo com o projeto, a instalação de medidores individuais em edifícios ou condomínios dispensa o consumidor da cobrança da água consumida por fração ideal quando calculada em razão relação ao conjunto da edificação. “Buscamos esclarecer e trazer ao consumidor a possibilidade de controle de seus gastos, através da medição individualizada de água realizada pela prestadora do serviço e minimizar os efeitos dos gastos excessivos de consumo de água”, explica o parlamentar.

No projeto, independentemente de o condomínio ou os edifícios realizarem a medição de água através de hidrômetros individuais, não ficam dispensados da medição do consumo global, com a finalidade de obter o consumo da área comum da edificação. Cada unidade autônoma pagará o valor referente ao seu consumo individual acrescido do valor correspondente ao rateio do consumo da área comum.

Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

“O hidrômetro individual será instalado em área comum e de fácil acesso, tanto para a leitura quanto para a manutenção e conservação. Os prestadores de serviços promoverão as necessárias adequações em seus regulamentos de serviços no prazo de seis meses contados da data da publicação desta lei”, argumenta o deputado Minotto.

Está previsto no Projeto de Lei que o não cumprimento penalizará o infrator em multa de um a 20 salários mínimos, progressivamente. “Já se percebe claramente, serviços como luz, gás, telefone sendo contabilizado de forma justa e o pagamento sendo auferido individualizadamente, gerando segurança jurídica e ambiental para os consumidores; porém não é o que acontece atualmente quando o assunto é água”, finaliza.

Francine Ferreira – João Manoel Neto


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo