FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Democracia na escola: seleção do Plano de Gestão Escolar marca ano letivo de 2015 na rede estadual de ensino

eleição escolas

Os dias 26 e 27 de novembro de 2015 serão lembrados por um fato inusitado em 935 escolas estaduais. Alunos deixaram a sala de aula, pais marcaram presença na escola, professores trocaram o quadro pela cédula e servidores deixaram de lado o trabalho por alguns minutos: tudo por um bom motivo. Todos tiveram a honra de exercer seu direito ao voto e participar democraticamente da escolha do Plano de Gestão Escolar.

Após um longo processo de produção, aprovação, apresentação e votação do Plano de Gestão, o autor do documento mais votado será o diretor da escola e terá que cumprir o que colocou no papel.

Para a coordenadora de Gestão Escolar da SED, Maristela Fagherazzi, ao longo do ano as escolas foram orientadas para a mudança, valorizando a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão. “Além do aperfeiçoamento da gestão democrática, a medida proporciona a transparência das ações pedagógicas e administrativas da escola. Queremos melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino e, para isso, contamos com o apoio, voto e, a partir de agora, o acompanhamento das ações realizadas por parte de toda a comunidade escolar”, destaca.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

O estudante Luiz Henrique Bambinette estava entusiasmado com a participação no processos de votação. “Toda a comunidade, os pais, os alunos, os professores têm a oportunidade de escolher o diretor que realmente as pessoas mereçam e que saiba administrar bem a escola”, defende. A aluna e presidente do Grêmio Estudantil, Beatriz Vieira Da Silva, enfatiza a importância do voto consciente. “Escolhemos a diretora que será quem vai colocar em prática o seu plano, quem vai fazer tudo o que precisamos dentro da escola”.

Para a professora de língua portuguesa, Rosa Maria, a votação é de todos. “Foi uma eleição para a escola e para os alunos, para os professores, de uma forma democrática. Nada de vir de cima pra baixo”. A professora de matemática, Melissa Perreira Rodrigues, destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo novo diretor. “Escolhendo uma pessoa para nos direcionar, nos representar e nos organizar dentro da escola”.

Passo a passo

1º Os candidatos a diretores participaram de curso e elaboraram seu Plano de Gestão Escolar.
2º Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto.
3º Os Planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário.
4º Processo de defesa pública.
5º Última e decisiva etapa: a votação.

Os autores dos Planos eleitos assumirão a direção da escola no dia 4 de janeiro de 2016.

Todas as ações desenvolvidas pelos novos diretores serão acompanhadas anualmente pela Secretaria de Estado da Educação. Porém, é importante os pais, alunos, professores, enfim, toda a comunidade escolar fazer o acompanhamento para ver se as propostas estão sendo colocadas em prática.

Dados da eleição

  • 935 escolas participaram do processo de eleição;
  • 1 escola com cinco candidatos;
  • 6 escolas com quatro candidatos cada;
  • 30 escolas com três candidatos cada;
  • 177 escolas com dois candidatos;
  • 721 escolas com um candidato cada;
  • TOTAL – 1.194 candidatos.
Francine Ferreira – Edinéia Rauta
Foto: Thaise Guidini


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo