FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Bombeiros Militares ou Defesa Civil? Saiba para quem ligar em uma emergência meteorológica

Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a noite desta terça-feira, 3, e para quarta, 4, devido à previsão de temporais e chuva volumosa. Essas condições são trazidas por uma frente fria que se aproxima. Quem mora em Santa Catarina sabe que as mudanças nas condições meteorológicas são frequentes e repentinas. Não é raro que em uma mesma semana tenhamos temporais isolados, rajadas de vento, ressaca no mar, baixas temperaturas e dias de calor intenso.

Toda essa condição se justifica porque o nosso estado está localizado em uma zona de encontro de massas de ar frio e quente, que se comportam de maneira diferente e por isso favorecem a formação de ciclones, frentes frias e áreas de alta e baixa pressão. E quanto maior for a instabilidade gerada pelo encontro dessas massas de ar, mais volumosas são as chuvas e mais frequentes as frentes frias e formação de ciclones extratropicais. Esses comportamentos atmosféricos precisam de acompanhamento constante para que seja possível prevenir e minimizar os desastres.

Em um contexto de mudanças climáticas onde a tendência é que os eventos extremos passem a ser cada vez mais frequentes, o monitoramento e as ações de prevenção, realizados pela Defesa Civil de Santa Catarina, se tornam ainda mais importantes para a segurança do cidadão e para a preparação das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que atuam na resposta às necessidades em situação de emergência.

Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Por tudo isso, é fundamental que as pessoas entendam as diferenças dos atendimentos de cada instituição e saibam a quem recorrer em cada momento.

Como agir e para quem ligar?

Em períodos de chuvas persistentes em que o cidadão estiver em uma área de risco, local de difícil acesso ou impossibilitado de se locomover, o acionamento deve ser feito para o CBMSC pelo 193, órgão responsável pelo atendimento aos atingidos com foco, principalmente, em situações de busca e resgate. Em casos extremos, onde a capacidade de atendimento local estiver comprometida, há o acionamento das equipes de Forças-Tarefa (FT) para reforço.

Quando se sentir inseguro em relação a possíveis enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra ou estiver exposto a uma situação de risco, o cidadão deve acionar a Defesa Civil de Santa Catarina pelo telefone 199, órgão responsável pelas ações de monitoramento e de prevenção relacionadas a desastres. Estar atento às previsões do tempo e às informações divulgadas nos noticiários e canais oficiais da Defesa Civil do estado também é indicado. Além disso, a população pode receber avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS. Para isso, basta enviar o CEP da localidade que deseja receber, via SMS, para o número 40199 e seu telefone estará apto para receber as informações dos avisos e alertas.

O CBMSC nas ações de resposta a desastres naturais

Há mais de uma década o CBMSC criou as Forças-Tarefa (FT) da corporação para potencializar as ações de resposta em caso de desastre natural. Nesse tipo de ocorrência, a atuação das equipes especializadas de bombeiros militares se dá por meio de ações de pronta resposta operacional como busca e salvamento, ajuda humanitária e apoio às ações de restabelecimento.

Os bombeiros militares que compõem essas equipes possuem habilidades técnicas específicas, são selecionados e treinados para essas atuações e possuem rápida capacidade de mobilização e deslocamento, bem como de logística própria.

Cada um dos 15 batalhões do CBMSC possui equipes de FT com bombeiros militares especializados e aparelhados para atuar em ocorrências de grande magnitude com a autonomia necessária. Essa distribuição das FT em células proporciona que as equipes atuem de forma descentralizada fazendo com que as ações de mobilização sejam ágeis e eficientes.

As equipes são estruturadas para atuação nas seguintes áreas, que servem como um norte para os principais tipos de ocorrências para as quais as FT podem ser acionadas:

  • Estruturas colapsadas e desastres urbanos;
  • Deslizamentos;
  • Alagamentos, inundações e enxurradas;
  • Incêndios florestais;
  • Acidentes com aeronave em trânsito;
  • Rompimento de barragens;
  • Assistência humanitária;
  • Restabelecimento

Defesa Civil de SC atua no monitoramento e prevenção

A Defesa Civil de Santa Catarina desempenha um papel crucial em um cenário em que a ocorrência de desastres está se tornando cada vez mais frequente, resultando em perdas econômicas, sociais e ambientais, além de aumentarem a vulnerabilidade da população. Nesse contexto, é importante realizar monitoramentos, estudos e implementar medidas destinadas a minimizar perdas e prever riscos, uma vez que a prevenção e a preparação são as abordagens mais eficazes.

Com foco na gestão de riscos de desastres, a Defesa Civil de Santa Catarina trabalha para identificar e avaliar os riscos existentes. Com base nessas informações, busca reduzir a probabilidade e intensidade de ameaças e fortalecer a capacidade de enfrentamento dos riscos monitorados, reduzindo a vulnerabilidade da população.

Redação – Imprensa CBMSC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo