FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Defesa Civil realiza estudo geológico do bairro Quarta Linha

Estudo geológico Defesa Civil 7

Ação foi realizada em parceria com ADR e tem como objetivo identificar as áreas mais críticas do bairro, suscetíveis a enchentes e enxurradas.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma em parceria com a Secretaria de Defesa Civil Estadual e Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma (ADR), realizou nesta semana um estudo geológico da área do bairro Quarta Linha. O estudo tem como foco identificar os problemas daquela região para poder desenvolver soluções através de projetos de prevenção de desastres.

De acordo com o coordenador da Compdec de Criciúma, Dioni Borba, na segunda-feira foi realizado o estudo aéreo do local e na terça-feira, o terrestre. “No estudo aéreo nós conseguimos identificar todos os pontos prioritários do bairro, pontos de inundação, pontos que precisam de prevenção, pontos de assoreamento”, explicou.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Net Lider
Maderonchi

Com o Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil foram mapeados todos os córregos e rios afluentes da Quarta Linha, até a entrada de Içara e Balneário Rincão, desde a região da bacia do Rio Araranguá, onde existem alguns pontos de inundação.

Dioni afirmou que, com o projeto que será desenvolvido através do estudo, será possível adquirir, através de um convênio com o Estado, kits de transposição para colocação de pontes de concreto no lugar das pontes de madeira. “Serão pontes mais largas e mais altas para maior vazão da água”, ressaltou.

Segundo o coordenador, o último alagamento no bairro ocorreu em 2014, e o estudo geológico da região trará mais segurança para a comunidade e para os cidadãos que podem investir em comércio ou residência sem medo de danos por enxurradas ou alagamentos. “Essa é uma área com muitas indústrias. Além da segurança, o projeto vai diminuir muito os impactos financeiros”, concluiu.

NUPDEC

Quarta Linha também será a primeira comunidade a participar do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). O curso será realizado com os moradores, com o objetivo de preparar a comunidade para as possíveis situações adversas, sinistros ou desastres, criando planos de contingência dentro do bairro. As reuniões iniciam no fim de agosto.

Francine Ferreira – Beatriz Formanski


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo