FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Defesa Civil monitora municípios atingidos por fortes chuvas no Sul de Santa Catarina

alagamentos

A situação na maioria dos municípios do Sul de Santa Catarina já começa a voltar à normalidade após a região ser atingida por fortes chuvas entre a noite de sexta-feira, 24 e sábado, 25. É o caso, por exemplo, de Morro da Fumaça, apontado pela Defesa Civil como o que teve mais estragos. Cerca de 7 mil pessoas foram afetadas e 126 precisaram ser encaminhadas a abrigos.

Na tarde deste sábado, o prefeito Noi Coral informou ao chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, e ao secretário de Estado de Articulação Nacional, Diego Goulart, que deve decretar Situação de Emergência. O vice, Eduardo Sartor Guollo, também acompanhou a reunião, realizada em Morro da Fumaça. O chefe da Defesa Civil e o secretário também visitaram os municípios de Jaguaruna e Criciúma durante a tarde deste sábado.

O chefe da Defesa Civil e o secretário também acompanharam os trabalhos em outros municípios afetados, como Sangão e Jaguaruna. “A operação começou muito antes, com os alertas emitidos e repassados à sociedade. Já havia a informação de que o Sul seria a região mais atingida pelo ciclone, o que se confirmou. Equipes já estavam de prontidão e trabalharam a noite toda”, relata o chefe da Defesa Civil.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider

Desde a madrugada, a Defesa Civil de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros e equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura tem trabalhado em toda a região Sul para atender a população e liberar pontos das rodovias bloqueados por quedas de barreiras e árvores.

“Contamos com um apoio muito importante da Defesa Civil. Com o trabalho da equipe da prefeitura e a ajuda maciça e muito competente da Defesa Civil, temos a situação controlada. Esperamos voltar a normalidade dentro de dois a três dias”, avalia o prefeito de Morro da Fumaça.

Bloqueio na BR-101 permanece até segunda-feira

O principal problema de infraestrutura na região foi registrado na BR-101, onde caíram duas cabeceiras da ponte sobre o Rio Sangão e o trânsito no sentido sul foi bloqueado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou os trabalhos e prevê a liberação do trânsito até segunda feira, 27. No sentido norte, uma segunda-faixa foi liberada no final da tarde de sábado, 25. À noite não havia filas no local, porque os motoristas já buscavam vias alternativas.

defesa civil monitora municipios atingidos por ciclone no sul de santa catarina 20190525 1333208229

Trabalho de alerta em todo o estado

Durante toda a semana, a Defesa Civil de Santa Catarina, através da Gerência de Monitoramento e Alerta divulgou a aproximação de fortes sistemas meteorológicos. Avisos foram enviados pelo site, redes sociais, SMS, programação de canais de TV paga e amplamente divulgados pela imprensa.

Com o quadro solidificado, o Centro de Operações do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD) acompanhou todo o desenrolar da situação. Desde a tarde de sexta-feira, 24, equipes reforçadas da Defesa Civil foram a campo com guarnições do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e agências municipais nas ações nos municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Para receber alertas da Defesa Civil basta mandar uma mensagem SMS para o número 40199 com o número do CEP do local que deseja receber as informações.

Francine Ferreira – Renan Medeiros


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo