FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Defesa Civil alerta para trotes e notícias falsas sobre eventos metereológicos

Ciclone Chuva Tempo Alerta sul temporais

Entre setembro e início de dezembro foram registradas 73 ocorrências, média de seis por semana entre notícias falsas e trotes.

A Defesa Civil de Criciúma alerta mais uma vez a população sobre as famosas fake news, que são notícias falsas relacionadas a eventos meteorológicos que circulam em grupos de aplicativos de mensagens. Conforme a Defesa Civil, os responsáveis pelas informações falsas pegam um alerta gerado pelo órgão e retiram do contexto.

Para que isso não ocorra mais, o município conscientiza e orienta a população a sempre verificar a veracidade das informações. Entre setembro e início de dezembro foram registradas 73 ocorrências, uma média de seis notícias falsas e trotes por semana, que circulam pelos grupos de WhatsApp e também acabam sendo espalhadas por sites de notícias que não são confiáveis.

Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba, esses problemas geram ao órgão de proteção civil uma grande preocupação. “Sobre as informações divulgadas, afirmamos que as mensagens relatam sobre falsas tempestades, ou que abriram comportas de alguma barragem. Esse tipo de comportamento é registrado principalmente durante a primavera e pode piorar com o período de chuvas, agora no início de dezembro, época que normalmente está associada com o aumento dos trotes”, afirmou Dioni Borba, coordenador da Defesa Civil de Criciúma.

Orientação da Defesa Civil

Qualquer dúvida, verificação de notícias ou orientação sobre alertas, a população pode entrar em contato direto com a Defesa Civil, através da central de emergência 199, celular de plantão 9 9164-5298 ou através do e-mail defesacivil@criciuma.sc.gov.br.

Redação – Fábio Pereira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo