FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Especial

Curso preparatório para adoção inicia com pretendentes de Criciúma e Forquilhinha

Adoção

As comarcas de Criciúma e Forquilhinha, em conjunto, iniciaram nesta semana (2/5), mês da adoção, um novo curso para habilitação de pretendentes. Para facilitar a realização da etapa presencial, por serem unidades judiciais muito próximas, pretendentes das duas comarcas estão em uma só turma. O primeiro encontro ocorreu na última terça-feira, no salão do júri do fórum de Criciúma.

O trabalho foi conduzido pela psicóloga Joana Patrícia Anacleto de Assis, da comarca de Criciúma, pela assistente social Daniella Marcos Ferreira Felippe, da comarca de Forquilhinha, e pela estagiária Gabriela Dallbello Bento, do setor psicossocial da comarca de Criciúma.

Para instruir os pretendentes quanto às demandas referentes ao processo de adoção, bem como proporcionar um momento de reflexão e troca de experiências e vivências, programaram-se dois encontros presenciais, além dos cinco módulos online que deverão realizar.

Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

No primeiro encontro, foi promovida uma orientação de forma mais expositiva, levando o grupo a conhecer as etapas do processo e o funcionamento dos sistemas e cadastros, além de demonstrar através de vídeo e perguntas reflexivas questões com as quais possam se deparar futuramente. Foi disponibilizado para cada pretendente um artigo referente ao tema da adoção tardia, bem como panfletos relacionados à adoção.

A psicóloga da comarca de Criciúma destaca que o curso ainda não retornou à modalidade 100% presencial, como era antes da pandemia, mas já conta com a possibilidade de ser híbrido, parte EAD e parte presencial, já que essa aproximação faz a diferença no processo preparatório. “É muito importante para que haja contatos entre equipe técnica e pretendentes, assim como a troca de experiências entre eles”, explica.

Em um primeiro momento, os participantes, casais e pessoas solteiras, se apresentaram brevemente e expuseram seus motivos para entrar com o pedido de habilitação para adoção, os quais por vezes se assemelham. “Esperamos que em breve possamos retornar para o totalmente presencial. A experiência de ontem mostrou os benefícios dessas trocas.”

Após a primeira etapa presencial, os pretendentes à adoção continuam o curso na modalidade virtual, por meio da Academia Judicial do PJSC, e ao final participam novamente de um encontro presencial. Ao concluírem o curso com 100% de aproveitamento, recebem certificados de conclusão individuais e prosseguem com o processo de habilitação perante o juízo da infância de suas comarcas.

Redação – Imprensa TJSC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo