FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Curso de Corte e Costura oferece novas oportunidades à mulheres de Forquilhinha

IMG 7458

A capacitação está prestes a formar 24 alunas, que saem aptas para o mercado de trabalho.

Em meio a linhas, tecidos, agulhas e máquinas, mulheres de Forquilhinha buscam novas oportunidades por meio do Curso de Corte e Costura oferecido pela Secretaria de Assistência Social da Administração Municipal. A capacitação ocorre duas vezes por semanas, nas terças e quintas-feira, nos períodos matutino e vespertino. Ao todo, são 200 horas de curso. Uma turma iniciou o aprendizado em abril e terminará no fim do mês de outubro.

Já nas segundas-feira, a sala e as máquinas ficam à disposição para que outras mulheres, que finalizaram o curso em anos anteriores, possam praticar e relembrar o que aprenderam. “Mais do que vir praticar, é meio que um ponto de encontro e fico feliz por isso, pois além de elas terem aprendido, também fizeram amizades”, argumenta a monitora do curso, Maricelma da Silva Correa.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

De acordo com a monitora, muitas mulheres chegam sem saber utilizar a máquina e, aos poucos, aprendem. “Elas começam no papel para treinar, depois trabalham com peças pequenas até pegar a prática na máquina. Por fim, já costuram até peças de roupa. Algumas já saíram do curso e até montaram uma facção própria, outras começaram a trabalhar como costureira”, completa Maricelma.

O curso

O projeto oferece curso de corte e costura totalmente gratuito, em que homens e mulheres de todas as idades podem participar. Ao fim, as participantes recebem um certificado de conclusão e saem aptas para o mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Assistência Social de Forquilhinha, Darcy Gomes Ferreira, a ação é importante pois possibilita novas oportunidades às mulheres. “O objetivo é contribuir para o aumento das chances de ocupação e renda dessas famílias, permitindo o acesso ao mercado de trabalho”, ressalta.

Já existe uma lista de pessoas interessadas em participar da próxima turma do curso.

Francine Ferreira – Mariane Rodrigues

IMG 7453


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo