Cultura

Cultura, empreendedorismo e debates na Semana da Consciência Negra da Unesc

Evento ocorre no campus da Universidade e no Parque das Nações.

Debates sobre raça, gênero, classe e empoderamento feminino, feira de empreendedorismo e atividades culturais vão marcar a 4º Semana da Consciência Negra da Unesc. O evento ocorre de 16 a 22 de novembro, com programação que prevê atividades no campus universitário e no Parque das Nações.

A abertura da semana ocorre no dia 16, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade, com a mesa-redonda “Raça, Gênero e Classe”, com Hertz da Conceição Dias. Licenciado em História, Dias é mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.

Banana Motos
Star Seguros
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

A programação segue com um sarau de poesia no hall dos blocos XXI da Unesc, dia 17, no período noturno. Já no dia 19, a partir das 14 horas, ocorre no Parque das Nações de Criciúma a 1ª Feira AfroEM – Feira de Afroempreendedores Sul Catarinense, o Picnic Afro Coletivo e as rodas de Samba, Capoeira, B.Boy e de Danças Urbanas.

No dia 21, às 19 horas, na sede da Aprofucri, no campus da Unesc, ocorre um show e diálogo com “Cores de Aidê” (AfroReggae) sobre empoderamento feminino negro, com a professora doutora da Unesc e do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Fernanda Lima. O evento encerra no dia 22, às 19 horasm na sede da Aprofucri, com uma palestra com a coordenadora da Área Técnica da Saúde da População Negra na Secretaria de Saúde de Porto Alegre, enfermeira Eliana Oliveira Soares.

A Semana da Consciência Negra da Unesc é uma realização das pró-reitorias de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, organizada pelo DIDH e NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Minorias) da Unesc.

A iniciativa conta com a parceria do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e Setor de Arte e Cultura da Universidade, Coletivo Chega de Racismo, Anarquistas Contra o Racismo, curso de História e Núcleo de pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania da Unesc. Tem ainda o apoio das UNAs (Unidades Acadêmicas) SAU (Ciências da Saúde), CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), CSA (Ciências Sociais Aplicadas) e HCE (Humanidades, Ciências e Educação).

Francine Ferreira – Milena Nandi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo