FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Cuidados devem ser intensificados em SC durante a temporada de verão

Captura de tela inteira 14122020 170115.bmp

Destino preferido da maioria dos turistas, praias lotarão nos últimos dias do ano.

Nove em cada dez pessoas têm Santa Catarina como destino turístico desejado neste fim de ano. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela SANTUR, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina. Esses dados, divulgados no fim de outubro, apenas reforçam que a temporada de verão 2020-2021 será intensa, com turistas de várias partes do país e do mundo. Consequentemente, as praias, hotéis e pousadas ficarão lotadas. Um cenário como esse, com muitos turistas, não é em nada diferente dos últimos anos. O que preocupa em específico nessa temporada, é claro, é a pandemia do Coronavírus que assola a nossa região.

Mesmo com as festas que acontecem todos os anos sendo canceladas, como a tradicional a queima de fogos de artifício na praia de Balneário Camboriú, a expectativa é a de milhões de turistas espalhados pelas praias da região. Para poder funcionar, o setor turístico do estado precisou se adaptar. Eles são obrigados a cuidar dos hóspedes da melhor forma possível, disponibilizando todos os meios necessários para a proteção ao Coronavírus. Entretanto, a verdade é que os cuidados com a saúde não podem de maneira alguma ser esquecidos pela população.

Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Anabel Rodriguez, especialista do site Saudável&Forte, afirma que não adianta apenas os locais colocarem placas de distanciamento, falarem para as pessoas usarem máscaras e utilizar álcool gel, por exemplo, se os próprios cidadãos não se conscientizarem e colocarem tudo isso em prática. “Eu percebo que isso é o que está faltando para muitas pessoas, a verdadeira conscientização e proteção. Neste verão, é preciso intensificar os cuidados. Caso contrário, os números só tendem a aumentar”, conclui.

Confira algumas dicas de como se proteger da COVID-19 durante o verão

– Prefira ambientes externos e abertos. Eles possuem uma probabilidade menor de disseminar o vírus, se comparados a locais fechados. Mesmo assim, o risco existe. Por isso, quanto maior a interação com pessoas que não são da sua família ou do seu círculo diário, maior a chance de contaminação.

– É recomendado que as viagens para a praia sejam feitas em carros particulares e apenas com pessoas da sua família. Desde que, é claro, elas não tenham sintomas, nem confirmação da doença.

– Evite ir à praia caso você esteja com algum sintoma de COVID-19. Sejam eles dos mais leves, como: coriza, tosse ou dor de garganta; aos mais pesados, como: febre alta, cansaço ou falta de ar.

– Quem for à praia deve ficar a pelo menos três metros de distância com as pessoas que não convive, seja dentro ou fora da água. Os riscos de contaminação diminuem consideravelmente assim.

– Busque levar os seus objetos para a praia. Não compartilhe alimentos, bebidas ou equipamentos como guarda-sol e cadeiras de praia.

– IMPORTANTE: Leve álcool gel, sabonete e água para lavar as mãos sempre que for possível ou quando você perceber que encostou em superfícies que têm a probabilidade de serem tocadas com frequência por várias pessoas que não são do seu convívio.

– Lembre-se de verificar como estão funcionando as políticas para o controle da COVID-19 no município que você for. Assim você saberá quais práticas esportivas podem ser feitas na praia, assim como o distanciamento físico recomendado e os eventos permitidos.

Saiba que o vírus ao ar livre tende a desidratar e morrer. Caso ele caia em local de forte exposição solar, morre em dois ou três minutos. Quando está nublado, o tempo já aumenta para 15 minutos. Caso o vírus caia sobre superfícies lisas, com sombra e que sejam frias como vidro, mármores, azulejos e metais lisos, ele consegue sobreviver por 12 horas. Já em roupas eles ficam vivos por 6 horas. Portanto o recomendado é chegar em casa e lavá-las, ou pelo menos deixá-las expostas em um local de pouca movimentação para poder utilizá-las no dia seguinte.

Sempre bom lembrar que ao se proteger, você reduz as chances de propagação do novo coronavírus e consequentemente protege outras pessoas.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo