FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Em Criciúma, vereador propõe projeto que impede a inauguração de obras públicas inacabadas

DSC 0009

O projeto de lei PL/099/17 do vereador Salésio Lima (PSD) que pretende proibir a inauguração e/ou entrega de obras públicas inacabadas ou que não estejam em condições de atender aos fins a que se destinam, foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 2.

De acordo com a matéria, o objetivo é resguardar o interesse público, vedando a prática de entrega de obras inacabadas e/ou sem condições de atender as suas finalidades, dadas as expectativas e frustrações causadas diante da impossibilidade de usufruir dos serviços, bem como os prejuízos ao erário público.

Sendo assim, apenas estarão aptas à inauguração e ou entrega, as obras cujas estruturas estejam finalizadas e apresentem as seguintes condições de funcionamento: número mínimo de profissionais que possam prestar o serviço; materiais de uso rotineiro necessário à finalidade do estabelecimento; equipamentos imprescindíveis ao funcionamento da unidade. Na ocasião, o vereador Aldinei Potelecki (PRB) lembrou o caso do Banco de Olhos de Criciúma que foi inaugurado, em dezembro, mas ainda não está em funcionamento.

Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape

Vereadores aprovam projeto que oferece 20% das vagas à candidatos negros

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei PL 94/17 de autoria do vereador Dailto Feuser (PSDB) que reserva aos candidatos(as) negros(as) 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração publica municipal, de quaisquer dos poderes, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista do município de Criciúma.

Conforme a matéria, a reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três. O sistema será aplicado levando-se em conta o total de vagas correspondentes a cada cargo ou função prevista no edital de abertura do concurso público ou abertas durante todo o período de validade do concurso.

A reserva de vagas a candidatos(as) negros(as) constará expressamente dos editais dos concursos públicos, que deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo ou emprego público oferecido.

“No âmbito da União, a lei federal n. 12.990, de 9 de junho de 2014, reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. O projeto de lei reproduz em nível municipal a conquista expressa na lei federal n. 12.990, de 9 de junho de 2014”, comentou o autor da matéria.

Vereador sugere que rua seja reconhecida como pública

O vereador Ademir Honorato (PMDB) solicitou ao Chefe do Poder Executivo Municipal que a rua SD-1766-040, localizada no Bairro Quarta Linha, seja reconhecida como rua pública conforme Lei 6797/2016, que dispõe sobre o parcelamento do solo no município de Criciúma, Art. 2º, § 3º. Por se tratar de uma rua antiga, e por não ser uma rua nomeada, existe a dificuldade de instalação da rede de água tratada. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Parlamentar sugere instalação de academia ao ar livre no bairro São Luiz

O vereador Júlio Kaminski (PSDB) está pedindo informações a respeito de projeto de instalação de academia ao ar livre (anexa ao CEI Maria de Assis Góes) ao prefeito. Ele solicitou a instalação de tela (cerca) nos alambrados do campo de futebol do bairro São Luiz, levando em conta que as professoras não conseguem levar os alunos para utilizar o campo.

Na mesma sessão, o vereador solicitou informações ao Chefe do Poder Executivo Municipal se existe um estudo para antecipar a instalação da lombada eletrônica no sentido do Rio Maina – Centro, na Rua Luiz Lazzarin, permitindo o acesso dos veículos que trafegam na Rua Joinville. Assim sendo, o número e o risco de acidentes irá diminuir gradativamente, a considerar ainda o grande congestionamento no local nos horários de pico. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Edil cobra dados de funerárias cadastradas

O requerimento de autoria do vereador Miri Dagostim (PP) está pedindo ao Prefeito Municipal a respeito das funerárias cadastradas e que prestam serviço ao município: o número de atendimentos (óbitos) de janeiro a setembro do corrente; valor do ISS arrecadado das funerárias; número de cidadãos beneficiados pelo serviço social do município; cópia dos contratos com as empresas funerárias, bem como cópias do alvará de funcionamento de cada uma delas; o valor do débito das funerárias com a Prefeitura de Criciúma e de que forma o pagamento destas dívidas está sendo programado, com especificação dos prazos e das parcelas, dentre outros. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Parceria entre Município e Setor privado para sinal Wi-Fi é proposto

O vereador Jair Alexandre (PSC) pediu informações ao Chefe do Poder Executivo Municipal sobre a possibilidade de criação de parceria entre a Prefeitura e o setor privado, com a finalidade de compartilhamento de sinal Wi-Fi, na cidade de Criciúma, concedendo ao empresário, em contrapartida pela concessão do sinal Wi-Fi, o direito de dar visibilidade a sua marca, ou seja, colocar uma placa no local onde o sinal será liberado. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Francine Ferreira – Clara Fernandes


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo