FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Criciúma se mobiliza para Operação Primavera e Curso de Agente Voluntário da Defesa Civil

DefesaCivilfiscalizapostosdecombustíveisemCriciúma1

Evento acontece nesta terça-feira, 24, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município.

Com o objetivo de sensibilizar os municípios sobre os eventos climáticos, aumentar a percepção e o sentido de autoproteção da população, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma realizará a abertura da Operação Primavera e do Curso Básico de Agente da Defesa Civil Voluntário. O evento ocorre nesta terça-feira, 24, no plenário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

O prefeito de Criciúma e presidente da Amrec, Clésio Salvaro, assinará o decreto n° 1256/19, que estabelece a abertura da operação e do curso. A iniciativa é da Administração Municipal, via Defesa Civil de Criciúma, com apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil e Amrec. O evento terá a presença do secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Junior e da vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr.

Net Lider
Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Operação Primavera

A Operação Primavera é realizada pela Compdec de Criciúma e tem o intuito de evitar desastres relacionados às chuvas e vendavais. Serão desenvolvidas atividades como ação de drenagem e limpeza de bocas de lobo, plantio de árvores nos leitos de rios e palestras em escolas da rede municipal de ensino.

Já as podas e cortes de árvores com iminência de risco serão realizadas em conjunto com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). O desassoreamento e limpeza de rios e córregos ocorrerão nos bairros Quarta Linha, Rio Maina, Sangão, Montevidéu, Vila Francesa, Vila Selinger e Primeira Linha.

Segundo o coordenador da Compdec de Criciúma, Dioni Borba, o grande desafio da operação é buscar a resiliência do município, que deve estar pronto para uma resposta rápida e promover ações de mitigação de riscos. “Conhecemos a força da natureza e devemos estar preparados para as mais diferentes adversidades. Sabemos que Criciúma fica localizada no maior corredor meteorológico de Santa Catarina. Nosso trabalho busca gerenciar, cada vez mais, os riscos que os criciumenses estão expostos e em breve teremos o reforço dos novos agentes voluntários”, enfatiza.

Curso Básico de Agente da Defesa Civil Voluntário

O objetivo do curso é selecionar membros da comunidade para atuar na função de agentes voluntários e capacitá-los com a finalidade de atender emergências, evitando ou minimizando consequências desastrosas. Foram 40 vagas preenchidas por candidatos residentes nos municípios da Amrec.

Com 45 horas/aula, a capacitação contará com disciplinas de noções básicas de Defesa Civil, entre outras atividades. O curso será realizado até 26 de outubro, nas terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, às 8h, no auditório da Amrec, localizado na Avenida Santos Dumont, no bairro Milanese.

Francine Ferreira – Natasha Monteiro


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo