FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Especial

Crianças que lutam contra o câncer, ganham “super-heróis aliados”

super herói hsj

Máscaras são confeccionadas especialmente para os pequenos, quando estão em tratamento de radioterapia no Hospital São José.

“Toda criança algum dia já sonhou em ser super-herói ou quem sabe ver seu herói preferido de perto; e se pudesse ter alguma peça deste personagem favorito então, seria muito legal”. Por conta desse tipo de depoimento, muitas crianças que convivem com a equipe multiprofissional do Hospital São José, e que realizam tratamento para combater o câncer, passam a ter um novo aliado.

Pensando nisso, a equipe do serviço de radioterapia da instituição resolveu trazer o lúdico para os tratamentos. “Sempre pensamos em possibilidades que tragam mais conforto ao paciente, para que o momento seja mais leve e tranquilo. Com crianças é preciso ir além, e porque não trazer o lúdico? Por isso tivemos a ideia de confeccionar máscaras de personagens para os pequenos que fazem tratamento de radioterapia no hospital”, conta o técnico em radiologia, Luiz Henrique Nascimento, que idealiza e produz as máscaras.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi

O tratamento de radioterapia

O tratamento de radioterapia é utilizado em pacientes com câncer e consiste em receber determinada dosagem de radiação na região exata onde se encontra o tumor, por meio de uma máquina, o acelerador linear. Quando o paciente vai passar pela ação, é preparado e precisa ficar deitado em uma maca. Os pacientes que tratam áreas como cabeça e pescoço precisam utilizar uma máscara especial, para que no momento do procedimento apenas a área onde está o tumor receba a radiação.

O processo acontece em uma sala específica e preparada apenas para este tipo de processo; e é ai que muitas crianças precisam do auxílio dos profissionais para superar o momento. Apesar de não sentirem nenhum tipo de dor quando estão se tratando, muitas ficam inseguras e receosas.

Mas uma equipe sensível, criativa e prestativa faz toda a diferença. “As crianças e familiares já estão passando por um processo delicado e viver mais um momento doloroso na hora do tratamento não é o que queremos ver. Por isso procuramos, sempre que possível, trazer ações que mudem estes momentos. Sabemos que quando estão tranquilos, passam pela sessão com mais facilidade e tudo ocorre de forma mais leve para todos”, ressalta a psicóloga do setor, Heloísa Helena Beirão.

A partir de agora, todas as crianças que fazem o tratamento no Hospital São José recebem uma máscara com seu personagem em quadrinho favorito, confeccionada especialmente para ele. Quando o paciente vai iniciar o tratamento, após passar pela consulta, já realiza o molde da máscara e fala qual seu personagem favorito.

O técnico em radiologia empenha-se em fazer o melhor, e é ai então que a máscara recebe a pintura e demais adereços que o personagem em questão precisa ter. Por fim, como forma de carinho, ao terminar o tratamento as crianças levam suas máscaras embora, de presente.

“Para que a máscara ganhe cor e tenha os adereços necessários toda equipe colabora. Um doa tinta, outro pincel, e por ai vai. E é confeccionada com todo carinho”, destaca o técnico em radiologia.

Todos os profissionais que atuam nestes setores afirmam que o ambiente lúdico e alegre proporciona a diminuição da sensação de dor, ajuda o paciente a aceitar melhor o tratamento, diminui a ansiedade de pessoas para o cuidado e contribui no atendimento e realização de procedimentos; o que também aumenta a satisfação dos profissionais de saúde.

Francine Ferreira – Kátia Farias


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo