FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Criança é salva pelos Bombeiros no dia do aniversário de 91 anos da corporação

florianopolis crianca e salva pelos bombeiros no dia do aniversario de 91 anos da corporacao 20170927 1677958669

Entre todas as felicitações pelo dia 26 de setembro, dia do Bombeiro catarinense, uma foi mais que especial: salvar uma vida. Passava das 13h, de terça-feira, 26, quando um casal em pânico entrou no Centro de Ensino Bombeiro Militar, no Bairro Trindade, em Florianópolis. Nos braços, o filho de um ano e três meses, inconsciente e em parada cardiorrespiratória (ausência de pulso cardíaco e de respiração), já aparentando cianose (extremidades da boca, dos olhos e dedos das mãos e pés na cor roxa).

Ao se aproximar do casal, a aluna sargento Krueger recebeu a criança e a levou para dentro de uma sala do Centro de Ensino. Imediatamente, ela começou a fazer o procedimento de reanimação cardíaca e respiratória. Ao lado dela, estavam os sargentos BM Amorim e Jacymir. Nas primeiras compressões torácicas e ventilações a criança voltou a ter pulso, a respirar e logo abriu os olhos.

“Hoje também é aniversário da minha filha e tive a oportunidade de poder ajudar uma mãe,” disse a bombeira Krueger, emocionada.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider
Contape

Ela e os sargentos que atenderam a ocorrência são instrutores de atendimento pré-hospitalar do Centro de Ensino da corporação. “É estar no momento certo, na hora certa. Algumas coisas não têm explicação”, completou o sargento BM Amorim, que fará 30 anos de serviço no ano que vem.

“Foi tudo muito rápido. Na hora a gente só pensa em agir. Só nos concentramos na vítima e em tentar buscar a vida”, concluiu o Sargento Jacymir.

Só depois de tudo os bombeiros descobriram que o menino estava fazendo reabilitação numa clínica de fisioterapia próxima ao Centro de Ensino, quando teve um quadro convulsivo e perdeu os sentidos, progredindo para parada respiratória e cardíaca. Ele sofre de uma doença degenerativa.

Saiba como agir em situações semelhantes:

A manobra de RCP- Reanimação Cardiopulmonar é uma sucessão de procedimentos padronizados para, artificialmente, manter pulsação cardíaca (através de compressões torácicas) e respiração (através de boca-a-boca ou dispositivo de ventilação) de uma vítima que está parada, até que sejam restabelecidos os batimentos  e  a respiração ou que uma equipe mais qualificada tenha tempo de chegar na cena da emergência.

Há diferenças de procedimentos para as idades das vítimas e para cada situação.

Ao perceber que uma criança (idade entre 1 e 8 anos) está inconsciente, não apresenta movimento respiratório ou respira de forma muito dificultosa (Gasping) acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e comece a agir.

  • Coloque a criança sobre uma superfície rígida;
  • Abra a boca e certifique-se de que não há nada obstruindo as vias aéreas;
  • Eleve o queixo de forma a abrir as vias aéreas;
  • Feche as narinas da criança,  posicione a sua boca sobre a boca da criança, sopre 2X (empurrando ar para dentro do peito da criança) o suficiente para perceber elevação do tórax (cerca de 1 segundo).
  • Veja se ela voltou a respirar. Caso não, recobre a respiração, inicie as manobras de massagem cardíaca.
  • Exponha o tórax da criança, localize a região central (linha mediana entre o pescoço e início do abdomen), posicione uma das mãos sobre esta área;
  • Inicie 30 compressões torácicas (comprimindo o torax  cerca de 5cm) seguidas de 2 ventilações. Repita este procedimento (30×2) por 5 vezes;
  • Avalie se houve retorno da pulsação;
  • Caso não tenha retornado a pulsação repita o processo de 5 ciclos de 30 compressões por 2 ventilações e volte a avaliar se há pulsação;
  • Mantenha estas manobras até o retorno da pulsação e da respiração ou até a chegada de suporte médico ou dos Bombeiros;
  • Para bebês menores de um ano, a compressão do tórax é realizada com apenas 2 dedos. Em adultos, com ambas as mãos posicionadas uma sobre a outra.
Francine Ferreira – Krislei Oechsler


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo