FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Tecnologia

O crescimento progressivo de seu e-commerce com a análise SWOT

tendencias mercado ecommerce blog v01 1

O mundo dos negócios online é o mais amplo, abrangente e diversificado que existe. No primeiro semestre de 2019 eram 930 mil e-commerces só no Brasil e a taxa de crescimento para 2020 é de 21,3%, segundo estudo da Crunchbase.

Diante esses números, torna-se desafiador encontrar formas para fazer seu e-commerce crescer. Ainda mais em tempos de crise econômica que atinge todos os comércios, digitais e físicos. Mas para todo ‘problema existe uma solução’. Neste ambiente, uma das soluções é iniciar um processo de análise bastante conhecido e usado há mais de 50 anos: o SWOT, em português FOFA.

Desmembrando as letras para melhor entender: S (Strengths) – Forças / W (Weaknesses) – Fraquezas / O (Opportunities) – Oportunidades / T (Threats) – Ameaças = SWOT.

Credisol
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Em português os significados são os mesmos, mas a ordem das letras muda: F (Forças) / O (Oportunidades) / F (Fraquezas) / A (Ameaças) = FOFA.

Ao primeiro olhar, o significado do termo parece algo simples, sem impacto. Mas sem a metodologia, aqueles planejamentos estratégicos ou planos de negócio ficarão estagnados. Não haverá crescimento. A análise proporcionará um diagnóstico completo de todos os cenários da empresa e de tudo ligado a ela, direta e indiretamente. Deixando mais claro quais pontos precisam melhorar e como fazê-lo. Além de dar auxílio na previsão de vendas dentro das condições atuais do mercado e da concorrência.

O SWOT analisa os fatores internos e externos, positivos e negativos, que impactam a empresa, dividindo-os em quatro categorias:

Ambiente Interno

 Aqui, o gestor do e-commerce, junto de sua equipe, tem controle sob a maioria dos fatores, que alteram o caminhar do crescimento, e tem o poder da decisão, de mudar o cenário ou não.

Strengths (Forças): todos os quesitos em que a empresa é bem sucedida, que a coloca à frente das outras, como conhecimento diferenciado do setor, preços competitivos, visibilidade da marca, tecnologia atualizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos, etc. Aqui, os fatores costumam ser positivos.

Weaknesses (Fraquezas): pontos em que o negócio enfrenta dificuldades e travam o crescimento, como custos de transporte de mercadorias, gastos com a manutenção de equipamentos, desorganização e falta de sinergia da equipe, limitação de recursos, falta de política de preços, etc. Neste ponto e no segundo item do ambiente externo (logo abaixo), as características, normalmente, são negativas.

Ambiente Externo

 Neste cenário o gestor não tem como interferir quanto ao o que acontece lá fora. No entanto, estando consciente e preparado para se posicionar, pode aproveitar o que for positivo.

Opportunities (Oportunidades): alternativas existentes no mercado onde o e-commerce está inserido e podem ser aproveitadas ou transformadas em recursos e competências, como conhecer o comportamento dos clientes, ter poder de negociação com fornecedores, inovações dos produtos e serviços do setor, novas políticas econômicas, etc. Assim como o primeiro item do ambiente interno, os fatores tendem a ser positivos.

Threats (Ameaças): situações que influenciam negativamente o cenário de seu negócio, como aumento da concorrência, do custo logístico, da mudança do comportamento de seu público-alvo, concorrentes de lojas físicas, crises financeiras, etc.

Desde sua criação (há mais de 5 décadas), a análise SWOT tem sido a base do planejamento estratégico de companhias dos mais diversos tamanhos e nichos. Isso pelo fato da sua simplicidade e flexibilidade.

As vantagens, benefícios e resultados que essa ferramenta oferece a curto, médio e longo prazo são vários. Possibilita um melhor entendimento de seu próprio negócio, auxilia no reestruturar e traçar de novos objetivos, no avaliar a situação de seus produtos/serviços, aponta o caminho para conhecer os consumidores e concorrentes, clareia a visão para identificar tendências, oportunidades e novos mercados, além de outros fatores que irão impulsionar seu e-commerce.

Lembrando: esse processo terá eficácia, ainda maior, se realizado anualmente.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo