Política

Covid-19: vereadores aprovam PL que coloca trabalhadores da educação como grupo prioritário de vacinação

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (16), o Projeto de Lei que inclui os trabalhadores da educação municipal como grupo prioritário do Plano de Vacinação Municipal contra a Covid-19. De acordo com o autor do Projeto de Lei do Legislativo 001/2021, o presidente da Câmara, Célio Elias (PT), esta é uma forma de evitar o agravamento do contágio.

“Não é furar fila, é dar condições de trabalho. Entendemos que estes profissionais estão na linha da frente como os da saúde e assim conseguimos colocar 100% da rede em segurança e reduzir as chances de contaminação. Estamos acompanhando a situação crítica do Oeste do estado que suspendeu as aulas presenciais. Precisamos de forma urgente tranquilizar estes profissionais e assim que chegarem as vacinas deve ser prioridade de todos os governos”, justificou.

“Os alunos têm a opção de fazer presencial, mas os professores não”, reforçou em apoio ao PL, a vereadora Marilda Casagrande (PP).

Dengo Produtos de Limpeza
Posto Bravo
Colinas Chocolatteria
Thiago Auto Lavação
Contape
Maderonchi

Incentivo econômico

Ainda na sessão desta terça-feira, a Câmara aprovou por unanimidade, contudo com emenda da Casa, Projeto de Lei 001/2021 do Executivo para revogar a Lei nº 2.135, de 12 de novembro de 2015, que dispõe sobre a política municipal de desenvolvimento econômico. Com a nova Lei aprovada, a doação ou concessão de terreno público para instalação de empresas, dispensa licitação prévia desde que tenha a aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Forquilhinha e da Câmara de Vereadores, além de fixar encargos a serem cumpridos pelo donatário, sempre que realizada como condição prévia para a instalação do empreendimento.

“Ele aprimora a legislação existente e da agilidade na concessão da área como também traz celeridade quando a empresa não atende os requisitos estabelecidos. Na emenda garantimos que todo o processo de doação ou de venda precisa da aprovação também do Legislativo. É uma alteração importante porque precisamos gerar riqueza e empregos e encontramos áreas doadas sem dar nada de retorno ao município, ou seja, pegaram o terreno e não existem”, salientou o presidente da Câmara, Célio Elias.

Novo vereador

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha passa a contar com um novo parlamentar. O suplente José Nardi Pereira (PSD) foi empossado na sessão desta terça-feira (16) e entra no lugar do vereador Erico D´amorin (PSD) que deixou o cargo para assumir a Secretaria de Agricultura no Executivo Municipal.

Mais da sessão

A sessão também foi marcada pela apresentação dois requerimentos e quatro indicações.

O requerimento 001/2021 de autoria do vereador Dinho Rampinelli (PL), solicita ao Coordenador da CRSUL-Coordenadoria Regional de Infraestrutura Sul, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Gustavo Talfembach, reparo nos acostamentos da Rodovia Gabriel Arns e na SC-108, nos locais onde a Casan fez conserto no sistema de fornecimento de água.

O segundo requerimento 002/2021, este de autoria de todos os vereadores, solicita que a Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, contrate empresa especializada para elaboração do Projeto Executivo de Revitalização da Avenida 25 de Julho e Criação da Rota Turística no município de Forquilhinha/SC.

As indicações apresentadas foram: a implantação de uma lombada física na Avenida Adelina Rosa Bosa Búrigo, Bairro Santa Líbera (sugestão do vereador Dinho Rampinelli – PL); a construção de duas lombadas físicas na Rua Nereu Beloli, no Bairro Ouro Negro (sugestão do vereador Dordet – PP); a pavimentação asfáltica da Rodovia Municipal Jacomo Bereta, na comunidade de Sanga do Café (sugestão da vereadora Marilda Casagrande – PP) e a implantação da Casa de Apoio às Mulheres vítimas de violência doméstica (sugestão do presidente da Câmara, Célio Elias – PT).

Redação – Fernanda Zampoli

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo