FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Coronavírus: pessoas que fazem parte do grupo de risco devem ter cuidado redobrado

Cuidados

Professor da Unesc explica que asmáticos, cardíacos, fumantes, diabéticos e idosos são os mais vulneráveis.

Diante da situação alarmante após a chegada do coronavírus no Brasil, a atenção e cuidados envolvendo o grupo de risco devem ser redobrados. O professor infectologista e presidente da Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção da Unesc, doutor Felipe Dal Pizzol, explica que asmáticos, pessoas com doenças cardíacas, fumantes, diabéticos e idosos são os mais vulneráveis. A proporção de mortes por casos de Covid-19, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), é de 14,8%.

“A situação aponta uma maior incidência comprovada de mortes em todo o mundo. Nestes casos, o sistema imunológico é mais debilitado, mais lento e a propensão a desenvolver doenças pulmonares também aumenta, por isso o cuidado precisa ser redobrado”, esclarece.

Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Auxílio da família

O pesquisador orienta a necessidade do aumento da atenção. Deve-se tomar atitudes de resguardo, buscando o apoio de parentes mais jovens para realizar tarefas que podem colocá-los em risco. “Idealmente estas pessoas devem ficar em isolamento. Evitar ao máximo sair de casa e não frequentar locais públicos. Ir até a rua apenas em momentos de extrema necessidade”, aponta.

Outra solução necessária é restringir a visita da família, mesmo não apontando sintomas pontuais. “É a hora dos filhos e netos tomarem cuidados. Para ajudar, deve-se restringir visitas e realizar tarefas necessárias principalmente para os idosos, como ir ao mercado, farmácia e outros locais”, orienta.

Para a instrução de evitar hospitais e unidades de saúde aos primeiros sintomas, Dal Pizzol explica que estes casos podem ser seguidos com cautela. Na dúvida, diante de sintomas próprios ou de pessoas próximas, o integrante do grupo de risco deve buscar auxílio profissional.

Cuidados para o grupo de risco

  • Não visitar locais públicos desnecessariamente.
  • Prezar pela higiene de casa e pessoal.
  • Manter os locais arejados.
  • Se não houver nenhum sintoma, melhor adiar consultas marcadas por outras doenças.
  • Evitar o transporte público. Se tiver de usar algum meio de transporte, é melhor trocar o ônibus por um táxi ou carro de aplicativo.
  • No contato com os membros mais velhos da família, os parentes devem manter certa distância física.
  • Buscar o auxílio da família para realizar tarefas.
Redação – Assessoria de Imprensa Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo