FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Cooperativismo que fortalece a economia local

Dia do Cooperativismo 01

Com o apoio de uma cooperativa de crédito Antônio Serafim ampliou o plantio de arroz

O cooperativismo pode transformar realidades e realizar sonhos. Foi por meio de uma cooperativa de crédito que o rizicultor, Antônio Serafim garantiu a permanência de sua família no campo. Ali ele encontrou apoio para ampliar a plantação e segurança para fazer seus investimentos. “Quando cheguei ao Sicoob Credisulca eu plantava cerca de 40 hectares, hoje minha área de cultivo chega a 200 hectares, graças ao incentivo que recebi na cooperativa”, afirma o rizicultor.

Por meio do cooperativismo, Serafim, que reside na comunidade de Livramento, no Turvo, adquiriu todo o maquinário necessário para a lavoura, como a máquina de semear e a que aplica herbicida, além de crédito para o custeio da plantação e a segurança contra as ações causadas pelo tempo. “A burocracia na cooperativa é menor e o atendimento é diferenciado com técnicos que auxiliam na elaboração dos projetos”, destaca.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

Associado a cooperativa há 23 anos, o rizicultor que trabalhava com a família, hoje conta com três funcionários, que são responsáveis por todo o processo de produção, desde a preparação da terra até a colheita. Ele conquistou também a independência para comercializar o seu produto de acordo com o valor da saca, com um local próprio para a armazenagem da safra. “A Credisulca proporcionou a minha permanecia na lavoura, se não fosse pelo incentivo que recebi da cooperativa talvez não estava mais no campo”, explica Serafim.

União de forças em prol da sociedade

A união de forças proporcionou ao rizicultor mais que uma segurança para permanecer no campo. Por meio do cooperativismo ele pode juntar ideias com outros produtores e fortalecer a agricultura no município. Serafim é mais um dos 207 milhões de associados a sistemas cooperativistas por todo o mundo, que comemoram neste dia 4 de julho o dia Mundial do Cooperativismo. Somente no ramo de crédito no Brasil, são 6,7 milhões de pessoas, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

“O cooperativismo é uma alternativa sustentável e que pode transformar a economia de uma determinada região. No Sicoob Credisulca trabalhamos os valores cooperativistas auxiliando na educação financeira de nossos associados e focando no crescimento dos municípios que estamos inseridos, dando suporte para boas inciativas”, enfatiza o presidente da cooperativa, Romanin Dagostim.

 

 

Rosi Mizeeski

Dia do Cooperativismo 02
Dia do Cooperativismo 03


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo