FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Energia

COOPERA promove Workshop do Grupo de Regulação do Sistema FECOERUSC

DSC01715

A  Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina – FECOERUSC realizou esta semana um workshop sobre revisões e reajustes tarifários. O encontro aconteceu na sede da Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, em Forquilhinha, reunindo 40 profissionais de 18 cooperativas de eletrificação do Estado de Santa Catarina.

Na abertura do evento o Presidente da COOPERA, Walmir Rampinelli,  destacou a abordagem de um dos principais princípios do cooperativismo, a intercooperação: “Hoje estamos aqui para colocar em prática uma das ações que mais fortalecem o cooperativismo, a intercooperação, que no dia de hoje tem o objetivo de difundir o conhecimento técnico existente no sistema para que todos possam utilizar as ferramentas que serão apresentadas aqui como fundamento para as gestões em suas cooperativas, eliminando assim a dependência de consultorias externas”, avaliou.

Os trabalhos foram conduzidos pelo grupo Técnico de Regulação do sistema FECOERUSC composto pelo  coordenador de Regulamentação da COOPERA, Fábio Silvano, Adriano Dal Pont (CERSUL), Itamar José de Oliveira (CERBRANORTE) e João Belmiro Freitas (FECOERUSC).

Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol

Para o coordenador de Regulamentação – Fábio Silvano, o evento foi de fundamental importância para o sistema cooperativista de infraestrutura, principalmente para as cooperativas que estão sendo regularizadas nos próximos meses: “Nas tratativas das audiências públicas promovidas pela ANEEL sempre há um sentimento de que por falta de preparo por parte das cooperativas as contribuições não atinjam os objetivos almejados, e hoje estamos iniciando um trabalho que visa difundir o conhecimento técnico existente para que sejam utilizados como ferramentas de gestão e diagnóstico, é um caminho longo a ser percorrido, mas o início foi estabelecido”, explicou.

No encontro foram disponibilizadas  as  planilhas  desenvolvidas pelo grupo com o objetivo de facilitar a compreensão e aplicação dos procedimentos referentes a Reajustes e Revisões tarifárias e cálculo das Subvenções via CDE, regulamentadas pela Lei 13.360/2017.  Segundo Silvano, as próximas etapas visam a criação de um fórum no site do Departamento Técnico da FECOERUSC para discussão de temas relacionados às ferramentas disponibilizadas e o aperfeiçoamento constante deste material, devido a constante mudança dos regulamentos que os regem e, se necessário, a realização de mais algumas reuniões presenciais com os técnicos das cooperativas.

Francine Ferreira – Débora Cândido


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo