FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Coopera: Práticas de cooperação são evidenciadas no Programa Cooperjovem

Coopera

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) realizou nos dias 05 e 06 de junho, em Forquilhinha, um workshop para discutir novas práticas envolvendo ações de cooperação do Programa Cooperjovem. Estiveram presentes no evento professores, gestores educacionais e alunos.

O encontro teve o objetivo de reunir integrantes da comunidade escolar que fazem parte do Programa Cooperjovem nas escolas, para experimentar formas de trabalhar em grupo, seguindo uma programação com dinâmicas e atividades onde tanto o professor como o aluno puderam compartilhar suas ideias de “fazer junto”, na escola .

O palestrante Eliseu Hoffmann, de Campo Mourão (PR), conduziu o workshop e destacou que a ideia é mostrar um novo modelo para sociedade de cooperação, substituindo a competição. “Esse fato é inédito, o mestre com o aprendiz, e queremos evidenciar que o cooperativismo é a bola da vez, pois todos ganham, não há competição e, essas práticas, queremos tentar inserir nas escolas por meio desses trabalhos em equipes”, explicou.

Contape
Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Para a orientadora educacional da E.E.B. Aloysius Back, Rita de Cássia Simão Ricken, os modelos vivenciados visam eliminar o individualismo, propondo ações com dinâmicas mais simples, descontraídas e mais cooperativas. “A participação dos alunos nesse encontro foi muito importante, pois eles também contribuíram enriquecendo o Programa”, comentou.

A estudante Nalanda Rabelo, de 14 anos, disse que as práticas vivenciadas no workshop serão levadas para o dia a dia da escola. “Aprendemos muito sobre cooperação e com isso vamos ajudar outras pessoas”, afirmou.

Segundo a coordenadora de Cooperativismo da COOPERA, Josimar Jacques, foi um momento especial de grande aprendizagem e troca de conhecimentos entre professores e alunos. “O evento nos surpreendeu, colocar na mesma sala alunos e professores, para juntos construírem maneiras democráticas de convivência para implementar na comunidade escolar foi um desafio, mas que deu muito certo e estamos pensando em replicar nas escolas novas ano que vem”, afirmou.

Programa Cooperjovem

O programa Cooperjovem, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e implantado nas escolas em parceria com as cooperativas, tem por objetivo a inserção de uma proposta educacional baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação.

A Coopera instituiu o Cooperjovem na E.E.B Aloysius Back, E.E.B Angelo Izé, E.E.B Luiz Tramontin e E.E.B Julieta Torres Gonçalves (Nova Veneza) entre 2012 e 2018, e este ano mais três escolas novas aderiram: E.E.B. João Dagostim (Criciúma), E.E.B. Humberto Hermes Hoffmann (Caravaggio) e E.E.B. Antônio Milanês Neto (Forquilhinha).


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo