FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Convênio cria centro de referência de imigrantes em Santa Catarina

imigrante

Um convênio entre a União, Estado e o município de Florianópolis foi assinado nesta semana e oficializou a criação do Centro de Referência e Acolhimento dos Imigrantes e Refugiados. O custo total do projeto R$ 1, 5 milhão já está disponível para sua efetiva execução, prevista para até 24 meses.

O objetivo do centro é assessorar municípios e empresas do estado, intermediar vagas de trabalho e prestar atendimento especializado a imigrantes refugiados. “Trata-se de uma questão humanitária que não poderemos fechar os olhos. Nossa equipe estudará políticas públicas intersetoriais voltadas para estes imigrantes”, explica o secretário de Estado, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff.

Emprego

Ao longo de 2015, somente na Grande Florianópolis, 741 pessoas de outros países buscaram uma colocação profissional por meio da rede Sine. Em todo o estado, foram 3.704. De acordo com o diretor de Trabalho, Emprego e Renda, da SST, Edilson dos Santos Godinho, os números representam apenas 30% da realidade. Ele explica que 70% dos imigrantes ainda buscam colocação de trabalho distante do suporte oficial do Estado.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Haitianos

Famílias inteiras de haitianos têm aportado em Santa Catarina. Por determinação do secretário Geraldo Althoff, foi criada uma comissão permanente de acompanhamento e orientação destas famílias que continuam chegando. Ainda não há números precisos, mas estima-se que pelo menos oito mil haitianos vivam na Grande Florianópolis.

Receptivas ao apoio que vêm recebendo por parte do Estado, lideranças haitianas formalizam na semana passada a criação de um grupo batizado de “Movimento Haitiano em Santa Catarina. A intenção é trabalhar para formar uma cadeia de informações e mapear a real situação destes imigrantes, além de dar suporte aos que continuam chegando.

Rede Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) busca facilitar a inserção ou reinserção da população no mercado de trabalho. O serviço, do governo federal com contrapartida do Governo do Estado, é vinculado, em Santa Catarina, à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

Um dos serviços prestados é a Intermediação de Mão de Obra, no qual é realizado um cruzamento entre os dados do trabalhador com as vagas disponíveis nos postos de atendimento. A vantagem da intermediação é que o trabalhador tem acesso às vagas de acordo com o seu perfil e ainda a indicação para cursos de qualificação que possam adequá-lo ao mercado de trabalho, reduzindo os custos e o tempo de espera por uma vaga.

Em Santa Catarina, há 22 postos que são de execução direta do Estado e outros 93 conveniados com as prefeituras.

Francine Ferreira – Marilene Rodrigues
Foto: Altino Machado


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo