FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Consumidores da COOPERA serão beneficiados com a mudança da bandeira tarifária

Fatura Coopera

Uma boa notícia aos associados/consumidores de energia elétrica. No mês de março a bandeira tarifária das contas de energia elétrica será amarela, o que significa que cairá dos atuais R$ 3,00 da bandeira vermelha, para R$ 1,50, cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos da bandeira amarela.

Já em abril a bandeira tarifária passará da cor amarela para a verde, ou seja, não haverá custo extra para os consumidores. O motivo, segundo a Agencia Nacional de Energia Eletrica – ANEEL, é o desligamento de usinas térmicas, cuja energia é mais cara.

O anúncio aconteceu na última semana pelo ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga. A eliminação da cobrança extra em abril não significa que o sistema de bandeiras tarifárias será abolido. Se no futuro o governo necessitar ligar mais usinas térmicas novamente, a cobrança será retomada.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Credisol
Net Lider

O presidente da Coopera, Walmir Rampinelli, disse que a troca da bandeira para amarela vai gerar uma redução média de 3% no valor da tarifa de luz em março. “Essa redução pode chegar a 6%, em abril, quando a bandeira irá para verde e a cobrança extra será suspensa.”, avalia.

É a primeira vez que a bandeira verde será implementada, desde janeiro de 2015, quando entrou em vigor o sistema de bandeiras tarifárias. O sistema aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando fica mais caro produzir energia no país.

A evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas, aliada a aumento de energia disponível, redução de demanda e adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses – atestando que o sistema, criado pela ANEEL, sinaliza com precisão o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.

As bandeiras tarifárias foram criadas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) com o objetivo de sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

O funcionamento é simples: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.

Francine Ferreira – Débora Cândido


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo