Geral

Consumidores da COOPERA serão beneficiados com a mudança da bandeira tarifária

coopera

Uma boa notícia aos associados/consumidores de energia elétrica. No mês de março a bandeira tarifária das contas de energia elétrica será amarela, o que significa que cairá dos atuais R$ 3,00 da bandeira vermelha, para R$ 1,50, cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos da bandeira amarela.

Já em abril a bandeira tarifária passará da cor amarela para a verde, ou seja, não haverá custo extra para os consumidores. O motivo, segundo a Agencia Nacional de Energia Eletrica – ANEEL, é o desligamento de usinas térmicas, cuja energia é mais cara.

O anúncio aconteceu na última semana pelo ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga. A eliminação da cobrança extra em abril não significa que o sistema de bandeiras tarifárias será abolido. Se no futuro o governo necessitar ligar mais usinas térmicas novamente, a cobrança será retomada.

Posto Bravo
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

O presidente da Coopera, Walmir Rampinelli, disse que a troca da bandeira para amarela vai gerar uma redução média de 3% no valor da tarifa de luz em março. “Essa redução pode chegar a 6%, em abril, quando a bandeira irá para verde e a cobrança extra será suspensa.”, avalia.

É a primeira vez que a bandeira verde será implementada, desde janeiro de 2015, quando entrou em vigor o sistema de bandeiras tarifárias. O sistema aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando fica mais caro produzir energia no país.

A evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas, aliada a aumento de energia disponível, redução de demanda e adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses – atestando que o sistema, criado pela ANEEL, sinaliza com precisão o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.

As bandeiras tarifárias foram criadas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) com o objetivo de sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

O funcionamento é simples: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.

Francine Ferreira – Débora Cândido

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo