FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC completa cinco anos de atuação

DSC 0022

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da AMREC está completando cinco anos neste mês. Em época onde a situação econômica do país passar por dificuldade, a união dos municípios para compra de procedimentos na área da saúde se mostrou uma alternativa importante para baratear os custos.

Na última sexta-feira, 29, a direção do consórcio reuniu os secretários de saúde para comemorar a passagem da data e apresentou os números desta meia década fundação, que teve 123 mil atendimentos, entre consultas e procedimentos, e teve 20,7 milhões de investimentos dos municípios.

O presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, se diz satisfeito com o crescimento do consorcio, mas acha que agora o próximo passo é o consorcio andar com as próprias pernas, sem a colabora dos municípios. “Foi uma excelente alternativa, principalmente para as prefeituras menores”, afirmou Lei.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi
Net Lider
Credisol

A ideia de constituir um consórcio de saúde na região surgiu da necessidade dos secretários municipais de saúde em atender a demanda de seus usuários, nos serviços de média e alta complexidade. A referência para estes serviços era a cidade de Criciúma e a capital, Florianópolis, mas que, segundo a diretora executiva do CISAMREC, Daníria Natália Souza da Rocha, não conseguiam suprir a demanda de outros municípios. Em 2011, após todos os trâmites legais, o consórcio foi estabelecido na sede da AMREC.

“Se tratava de um serviço novo na região. Esperávamos horas nas salas dos médicos especialistas e dos serviços de imagem para apresentar nosso trabalho”, lembra. Após cinco anos, o CISAMREC cresceu e inverteu a ordem dos fatores. “Hoje somos procurados por profissionais desejando fazer parte de nossa equipe, o que demonstra a credibilidade adquirida durante este período”, explica a diretora.

Hoje o consórcio conta com cerca de 77 empresas credenciadas entre clinicas, centros médicos e hospitais. São 1.524 procedimentos cadastrados, entre consultas e exames (imagem e laboratório). Em 2016 credenciamos 10 novas empresas, inclusive Hospital São Donato.

O CISAMREC conta hoje com uma sede própria, onde funciona uma central de distribuição de medicamentos e a administração do consórcio, que atende os 12 municípios da região. No último ano o consórcio movimentou perto R$ 6,6 milhões. Nestes primeiros seis meses a movimentação já ultrapassa R$ 3,5 milhões, o que demonstra o crescimento do consórcio.

O Centro de Distribuição de medicamentos realiza processo licitatório com mais de 800 itens. Essa forma de aquisição, segundo o farmacêutico responsável, Luiz Mario Cardoso, totaliza as demandas dos municípios. “Gera maior concorrência entre os fornecedores beneficiando os consorciados com um preço menor do que licitado em cada prefeitura”, explica Cardoso.

A equipe, que começou com a diretora administrativa, um contador e um assistente administrativo, hoje conta com oito funcionários (diretor executivo, contador, assistente administrativo, advogado, farmacêutico e três assistentes de logística).

Francine Ferreira – Antonio Rozeng

DSC 0026


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo