FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Conhecimento e inovação na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

DSCN8102

Maior evento institucional da Universidade ocorre de segunda a sexta-feira no campus universitário.

A Unesc vai receber pessoas de diversos municípios nesta semana para a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). De segunda a sexta-feira (16 a 20/10), a Universidade apresenta o conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de dar espaço para que a própria comunidade exponha suas ideias. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas circulem pelo campus, transformando um ambiente de integração com diferentes atividades.

A SCT abrange as mais diversas áreas de conhecimento como ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas. Ela é o maior evento institucional da Unesc e ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como tema “A Matemática está em tudo”.

Contape
Credisol
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

A professora Gisele Coelho Lopes, que integra a comissão organizadora da SCT, lembra ainda que tem a Feira da Economia Solidária, visando a contribuição para o desenvolvimento regional com a presença de artesãos, feirantes e agricultores expondo seus produtos. “A Unesc tem investido de forma significativa em recursos durante o ano para que coloque em prática a essência da Universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. E é durante a Semana de Ciência e Tecnologia que professores e acadêmicos divulgam seus trabalhos e podem socializar aquilo que fazem durante todo ano. É o evento ideal para que a comunidade conheça de perto o que é feito e o tamanho da Unesc, que tem uma dimensão que, somente quem a vive todos os dias, sabe o quão ela é importante para a comunidade”, afirma.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembra a importância de um evento como este, promovido pela Universidade que cria um ambiente favorável para que o conhecimento seja disseminado para a sociedade. “A ciência e a tecnologia estão presentes na nossa vida. A ciência é a arte do conhecimento e a tecnologia é a aplicação deste conhecimento. Já a pesquisa é uma forma de expor como o conhecimento gera resultados e este conjunto está em tudo, nos celulares, nas roupas, medicamentos, prédios, pontes. A Unesc, como uma Universidade Comunitária, está pautada no ensino, pesquisa e extensão e nos cabe divulgar nossas ações”, salienta.

Noventa atividades inclusas

Serão 90 atividades inclusas na Semana de Ciência e Tecnologia, não abrangendo somente a comunidade acadêmica, mas a comunidade em geral. Montedo observa que a cada ano aumenta o número de participantes. Nesta oitava edição são 884 inscritos nas mais diversas graduações. “Alguns são específicos, mas há um grande rol de atividades que ocorrem paralelamente. Esses trabalhos não tem uma validade, não são pontuais. Não são também só trabalhos de cunho específico ou tecnológico, mas de extensão e pesquisa que interagem com toda sociedade no sentido de desenvolver algo positivo a ela”, considera o pró-reitor.

A partir das 14 horas de segunda-feira, 16, a SCT já estará de portas abertas para toda comunidade, porém às 19 horas ocorre, no Auditório Ruy Hülse, a abertura oficial com a palestra sobre a temática desta oitava edição. “A palestra é com o nosso professor doutor Ademir Damásio, reconhecido nacionalmente por seu trabalho e pesquisa na área de matemática”, conta Montedo.

As inscrições para algumas atividades específicas ainda estão abertas para participação. Mais informações aqui.

Francine Ferreira – Talise Freitas


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo