FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Conheça algumas novas tendências em educação online

mestrado educacao unesc

Você precisa se inteirar sobre as novas tendências em educação online que existem por aí. Nós reunimos algumas das principais para que você esteja esperto e sabendo tudo sobre o que quer saber em relação ao uso de tecnologias e internet nas salas de aula.

Conheça algumas importantes novas tendências em educação online

A crise global pela qual estamos passando desde o ano passado está mudando o cenário educacional, muitas vezes de maneiras imprevisíveis. É difícil saber exatamente como será o próximo ano letivo, mas mantendo-se atualizado sobre as tendências atuais na esfera educacional, você pode voltar para a escola informado no próximo ano, esteja você em uma sala de aula ou ensinando à distância. Mesmo você, que espera algo como comprar um trabalho de TCC, pode se beneficiar desse texto.

Nós reunimos algumas tendências e questões educacionais que você deve observar e pesquisar para sua sala de aula. Alguns, como aprendizado socioemocional e cidadania digital, são importantes há muito tempo e podem exigir ainda mais foco neste ano. Outros, como as atividades rápidas, são tendências educacionais recém-chegadas que podem ser úteis em sua sala de aula.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol

1. Autocuidado

Devido à crise de saúde e outros eventos mundiais, professores e famílias podem estar mais sobrecarregados do que nunca. Este ano, conforme as escolas mudaram para o aprendizado online e os professores se esforçaram para ajustar o currículo, muitos professores, alunos e pais passaram a valorizar o autocuidado.

Embora ainda não saibamos exatamente como será o ano letivo de 2021, é certo que cuidar de sua saúde geral e bem-estar será essencial para alunos, professores e pais. Você pode incluir tarefas que ajudem os alunos a controlar o estresse e a reservar tempo para seu autocuidado como professor.

2. Aprendizagem combinada

A aprendizagem combinada é uma escola ou estrutura de sala de aula na qual os alunos aprendem parcialmente com a instrução direta do professor e parcialmente em atividades mais autodirigidas. Essa combinação pode ser perfeita se os alunos estiverem aprendendo na escola e em casa no próximo ano. Embora ainda seja difícil prever como e quando os alunos retornarão à escola, muitas vozes na educação, incluindo pessoas relevantes para a pedagogia a nível mundial.

3. Aprendizagem Personalizada

Nos últimos anos, o aprendizado personalizado tem aumentado. Por que ficar de olho no aprendizado personalizado? Quando o currículo escolar é adaptável às necessidades únicas de um aluno, é mais provável que promova o progresso do aluno porque cada criança pode se mover em seu ritmo certo. Além disso, os programas de software adaptáveis ​​permitem que os professores usem o mesmo programa para todos os alunos em sua sala de aula – incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem.

4. Currículo STEAM

Você pode estar familiarizado com o currículo STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e como ele prepara os alunos para entrar no mercado de trabalho com habilidades práticas e de alta demanda. Mas adicionar as artes ao lado dessas disciplinas (criando assim STEAM: STEM + artes) pode melhorar o desempenho acadêmico de seus alunos.

Por exemplo, adicionar tarefas de arte às aulas de ciências e matemática pode ajudar os alunos com baixo desempenho a entender melhor as disciplinas de STEM. E melhora a criatividade – uma habilidade útil para qualquer matéria acadêmica. Além disso, o currículo STEAM é mostrado para fornecer aos alunos uma educação mais completa e prática do que o currículo STEM sozinho.

5. A Hora da Genialidade

Chamada em inglês de Genius Hour, esta é uma técnica educacional relativamente nova que permite que os alunos trabalhem em projetos individualizados e escolhidos por eles mesmos durante uma hora por dia. Isso incentiva os alunos a praticar sua criatividade e habilidades de pensamento independente, e eles também podem desenvolver um amor genuíno pelo aprendizado. Se você está procurando maneiras de melhorar o envolvimento dos alunos em sua sala de aula, os espaços geniais podem ser uma tendência para ficar de olho.

6. Cidadania Digital

Para os alunos, cidadania digital é definida como a capacidade de usar a tecnologia e a Internet de forma eficaz e adequada. Uma boa cidadania digital é cada vez mais necessária, mas como as atribuições e aulas tradicionalmente feitas pessoalmente passam para a Internet, os alunos precisam das habilidades para desenvolver um relacionamento saudável com a mídia digital. Até mesmo a realização de um ENEM digital já se enquadraria neste tema.

7. Atividades rápidas

O aprendizado rápido é uma técnica educacional que fornece aos alunos atividades breves e intensivas que visam habilidades acadêmicas específicas. Se as aulas continuarem a ser principalmente online no próximo ano, atividades rápidas podem ser especialmente úteis. O uso estratégico de atividades rápidas para ensinar novas habilidades permite que os professores levem em consideração a capacidade limitada do aluno para aulas longas e focadas em casa. Ou, se os alunos retornarem à sala de aula, essa técnica ainda pode ser útil para aproveitar ao máximo o tempo gasto em sala de aula.

8. Aprendizagem Sócio-Emocional

O aprendizado socioemocional continua a ser uma palavra da moda importante. Quando os professores reservam um tempo para nutrir o desenvolvimento educacional e socioemocional do aluno, o progresso acadêmico melhora e os problemas comportamentais em sala de aula diminuem. E com a crise de saúde que estamos a viver mudando a vida de muitos alunos de maneiras estressantes, o aprendizado socioemocional continuará a ser uma necessidade para o seu bem-estar.

 

9. Gamificação

Procurando maneiras de tornar o aprendizado divertido para seus alunos? A gamificação, uma estratégia de aprendizagem que envolve o uso de jogos e recompensas para ensinar os alunos, é uma estratégia com muitos defensores e críticos.

Muitos desencorajam, com razão, o uso de recompensas externas para a aprendizagem, mas outros rebatem que quando os jogos e recompensas tocam na motivação intrínseca de uma criança para aprender, como recompensar uma criança que completa um diário de leitura com um livro de capítulo próprio, por exemplo, o os benefícios podem ser profundos. Os alunos que participam de atividades gamificadas em sala de aula podem aprender a valorizar o aprendizado como uma recompensa e se tornar alunos ativos e engajados ao longo do tempo.

10. Aprendizagem Experiencial

A aprendizagem experiencial é uma estratégia que, de acordo com vários estudos, permite que os alunos desenvolvam conhecimentos e habilidades em um ambiente fora da sala de aula. Para alunos do ensino fundamental, as opções de aprendizagem experiencial podem ser limitadas. Mas você ainda pode tirar o máximo proveito dessa estratégia, levando os alunos em viagens de campo (virtuais ou não) e fornecendo aos alunos tarefas que os incentivem a aprender fora da escola.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo