FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Confirmada condenação de ex-Prefeito de Orleans por nepotismo

denúncia

Jacindo Redivo foi condenado em primeiro e segundo grau ao pagamento de multa e à perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por ter nomeado genro para cargo público, o que configurou nepotismo.

Foi confirmada em segundo grau a sentença que condenou o ex-Prefeito de Orleans Jacinto Redivo ao pagamento de multa no valor de duas vezes a remuneração que recebia no exercício do cargo, à perda da função pública que estiver ocupando e suspensão dos direitos políticos por três anos.

A sentença pela prática de nepotismo foi obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em ação civil pública por ato de improbidade administrativa e também condenou Israel de Souza Machado, genro de Redivo na época da nomeação.

Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Na ação, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Orleans relata que em 2010 o então Prefeito nomeou seu genro para o cargo público comissionado de Coordenador de Marketing e Divulgação nove dias antes do nascimento do neto, filho de Israel com a filha de Redivo, Cilane.

A Promotoria de Justiça salienta na ação que a união entre Israel e Cilene na época da nomeação foi comprovada por meio da página que ambos mantinham na rede social Orkut, notícias de jornais locais, depoimentos e documentos, além do filho em comum.

De acordo com o Ministério Público, a nomeação do genro afrontou a súmula vinculante n. 13, do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe textualmente a nomeação de parentes por afinidade até o terceiro grau.

Assim, Jacindo Redivo foi condenado ao pagamento de multa no valor de duas vezes a remuneração que recebia no exercício do cargo, à perda da função pública que estiver ocupando e suspensão dos direitos políticos por três anos, e seu genro ao pagamento de multa no valor de uma vez a remuneração que recebia no exercício do cargo.

Os réus recorreram da decisão do Juízo da Comarca de Orleans ao Tribunal de Justiça de Santa catarina, que confirmou a sentença por maioria de sua Terceira Câmara de Direito Público. Atualmente, Redivo ocupa cargo comissionado no gabinete de um Deputado Estadual catarinense. A decisão é passível de recurso.

Francine Ferreira – Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo