FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Confira dicas para evitar acidentes com a rede elétrica

Foto Fabricio Amboni Acervo Fecoerusc

Em temporada de chuvas e raios mais frequentes, filiada à Fecoerusc orienta cooperados e comunidade.

Se quando uma tempestade se aproxima, você costuma não tirar os equipamentos domésticos da tomada porque a sua casa tem para-raios, saiba que esse sistema não é suficiente para evitar acidentes com a rede elétrica. No verão, as chuvas e os raios são mais comuns e aumentam também a necessidade de conscientização sobre o assunto. De olho nisso, a Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc, preparou algumas orientações aos cooperados e à população.

O engenheiro eletricista responsável pela Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte, Felipe Santana May, informa que o recomendado é sempre tirar os utensílios da tomada. “Um para-raios é uma proteção da estrutura, neste caso da casa ou do prédio. Se uma descarga atmosférica atingir a antena ou a rede, o aparelho que estiver na tomada poderá receber a descarga”, reforça ele.

Credisol
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Outros pontos de atenção, destacados pelo engenheiro, são os cabos de televisão por assinatura, parabólicas ou internet. “É comum achar que a internet não tem relação com a energia. Mas retirar da tomada os cabos, evita a queima de equipamentos. Além disso, os chuveiros que possuem componentes eletrônicos, também devem ser retirados da rede”, orienta o profissional.

Para ajudar a aumentar a proteção dos itens de casa, a dica é a aquisição de um aparelho específico. “O DPS é um equipamento de proteção contra surtos e pode ser instalado no quadro geral da residência ou no próprio utensílio. Ele atua como uma proteção a mais. Além disso, o aterramento dos equipamentos com o pino terra, é indispensável. É comum tirar o pino central ou o terceiro pino das tomadas, mas ele é justamente a proteção”, garante May.

Outra prática comum nesta época do ano é a instalação de novos aparelhos de ar condicionado e chuveiros, por exemplo. Esse incremento no consumo de energia deve ser informado à distribuidora. “Procure sempre um profissional habilitado e treinado para fazer instalações elétricas. E ao aumentar a carga, informe à distribuidora para que ela possa calibrar o fornecimento, de acordo com a necessidade do consumidor, que no nosso caso também é cooperado”, orienta Felipe.

Árvores

O engenheiro da Cerbranorte alerta ainda para um dado importante: mais de 70% das ocorrências de falta de energia registradas pela Cooperativa durante temporais, se devem à vegetação alta próxima à rede. “Eucaliptos e outras árvores grandes não devem ser plantadas perto da rede de energia. E a poda constante também é necessária para a vegetação que já existe”, reforça ele.

Redação – Giovana Pedroso Comunicação


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo