FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Gastronomia

Concurso incentiva inclusão de receitas com mel na alimentação escolar

concurso de mel Caminha de Mel

Dez receitas foram criadas pelas merendeiras da Rede Municipal de Ensino.

O mel, que confere a Içara o título de capital catarinense do mel, também faz parte da alimentação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. O alimento foi o grande protagonista do Concurso Cultural Gastronômico organizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara.

De acordo com uma das nutricionistas da Secretaria de Educação, Carolina Moriconi, o evento teve como objetivo capacitar e aprimorar as práticas culinárias das merendeiras na alimentação escolar com a inclusão de mel, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), aveia e farinha de aveia. “Foram aceitas receitas tendo o mel como principal ingrediente, e também outros produtos que pudessem ser incluídos na alimentação escolar, desde que não contivessem gordura hidrogenada, margarina, cremes vegetais, emulsificantes e que não fossem preparações fritas. Agradecemos a todos que se empenharam”, explicou.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Ao todo, dez escolas e Cei´s participaram do projeto. A escolha se deu pela avaliação e degustação dos jurados Marco Antonio da Silva e Fabiane Fabris, nutricionistas e professores da Unesc, e da nutricionista do Governo de Forquilhinha Mariele Ghedin da Silva.

Bolos, cookies integrais, cupcakes foram avaliados pelos jurados e posteriormente degustados pelos presentes no evento. A Escola Municipal Quintino Rizzieri, faturou o primeiro lugar com a receita “caminha de mel”, um bolo que tinha como base batata doce crua ralada, além do mel e outros ingredientes saudáveis. A receita foi preparada pelas agentes de serviços gerais Terezinha de Fátima Pacheco dos Santos e Vanilda Mroczkoki Nunes.

A escola levou para casa um forno elétrico com capacidade para 41 litros.  O segundo lugar foi para a Escola José Fernandes, da comunidade de Sanga Funda. As merendeiras Alaides Rauber e Jucineia Espanhol prepararam cupcakes de ora-pro-nóbis. O prêmio foi um espremedor de frutas cítricas industrial. Um cupcake com sache de mel, foi o escolhido em terceiro lugar. A responsável pela receita foi a merendeira Rosane Monteiro, do Cei Alegria do Saber.  Eles ganharam como premio um bebedouro água para garrafão, elétrico, com saída de água natural e gelada.

Avaliação

Segundo a professora de nutrição Fabiane Fabris, a nota mínima dos pratos foi de 93. 6 pela qualidade dos ingredientes, preparo, apresentação e sabor. “A merenda escolar de Içara é referencia escolar. Vejo que Içara está muito a frente de vários municípios do Brasil e esse evento poderia se destacar a nível nacional pela qualidade de alimentação escolar, pela alto valor nutricional do alimentos servidos aos alunos. São pratos que terão uma aceitação ótima nas escolas. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou.

“Agradecemos o empenho de cada merendeira, de desenvolver, testar e realizar essas receitas com tanto amor e carinho. Receitas que serão empregadas na alimentação escolar dos nossos estudantes”, completou a nutricionista da Secretaria de Educação Rubia Cunha de Souza. A ideia é que posteriormente seja divulgado um E-book com todas as receitas desenvolvidas pelas merendeiras içarenses.

O concurso seria inicialmente realizado junto à Agromel, porém, mesmo com o cancelamento da festa, a competição foi mantida.  “Com amor tudo dá certo, e este foi o principal sentimento depositado em mais esta ação da Secretaria da Educação. Nosso maior foco são os nossos alunos, tudo que fazemos dentro da Secretaria de Educação é pensando neles. Agradecemos aos diretores que receberam o edital, as nossas nutricionistas pela condução do concurso e as merendeiras, que todos os dias preparam as refeições das nossas crianças e adolescentes com tanto amor”, enfatizou a secretária de Educação Gerusa Bolsoni.

Francine Ferreira – Tânia Giusti


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo