Prefeitura Capa Meio
Gastronomia

Concurso incentiva inclusão de receitas com mel na alimentação escolar

Dez receitas foram criadas pelas merendeiras da Rede Municipal de Ensino.

O mel, que confere a Içara o título de capital catarinense do mel, também faz parte da alimentação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. O alimento foi o grande protagonista do Concurso Cultural Gastronômico organizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara.

De acordo com uma das nutricionistas da Secretaria de Educação, Carolina Moriconi, o evento teve como objetivo capacitar e aprimorar as práticas culinárias das merendeiras na alimentação escolar com a inclusão de mel, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), aveia e farinha de aveia. “Foram aceitas receitas tendo o mel como principal ingrediente, e também outros produtos que pudessem ser incluídos na alimentação escolar, desde que não contivessem gordura hidrogenada, margarina, cremes vegetais, emulsificantes e que não fossem preparações fritas. Agradecemos a todos que se empenharam”, explicou.

Maderonchi
Spilere Serralheria
ES Academia
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Da Soler Selo

Ao todo, dez escolas e Cei´s participaram do projeto. A escolha se deu pela avaliação e degustação dos jurados Marco Antonio da Silva e Fabiane Fabris, nutricionistas e professores da Unesc, e da nutricionista do Governo de Forquilhinha Mariele Ghedin da Silva.

Bolos, cookies integrais, cupcakes foram avaliados pelos jurados e posteriormente degustados pelos presentes no evento. A Escola Municipal Quintino Rizzieri, faturou o primeiro lugar com a receita “caminha de mel”, um bolo que tinha como base batata doce crua ralada, além do mel e outros ingredientes saudáveis. A receita foi preparada pelas agentes de serviços gerais Terezinha de Fátima Pacheco dos Santos e Vanilda Mroczkoki Nunes.

A escola levou para casa um forno elétrico com capacidade para 41 litros.  O segundo lugar foi para a Escola José Fernandes, da comunidade de Sanga Funda. As merendeiras Alaides Rauber e Jucineia Espanhol prepararam cupcakes de ora-pro-nóbis. O prêmio foi um espremedor de frutas cítricas industrial. Um cupcake com sache de mel, foi o escolhido em terceiro lugar. A responsável pela receita foi a merendeira Rosane Monteiro, do Cei Alegria do Saber.  Eles ganharam como premio um bebedouro água para garrafão, elétrico, com saída de água natural e gelada.

Avaliação

Segundo a professora de nutrição Fabiane Fabris, a nota mínima dos pratos foi de 93. 6 pela qualidade dos ingredientes, preparo, apresentação e sabor. “A merenda escolar de Içara é referencia escolar. Vejo que Içara está muito a frente de vários municípios do Brasil e esse evento poderia se destacar a nível nacional pela qualidade de alimentação escolar, pela alto valor nutricional do alimentos servidos aos alunos. São pratos que terão uma aceitação ótima nas escolas. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou.

“Agradecemos o empenho de cada merendeira, de desenvolver, testar e realizar essas receitas com tanto amor e carinho. Receitas que serão empregadas na alimentação escolar dos nossos estudantes”, completou a nutricionista da Secretaria de Educação Rubia Cunha de Souza. A ideia é que posteriormente seja divulgado um E-book com todas as receitas desenvolvidas pelas merendeiras içarenses.

O concurso seria inicialmente realizado junto à Agromel, porém, mesmo com o cancelamento da festa, a competição foi mantida.  “Com amor tudo dá certo, e este foi o principal sentimento depositado em mais esta ação da Secretaria da Educação. Nosso maior foco são os nossos alunos, tudo que fazemos dentro da Secretaria de Educação é pensando neles. Agradecemos aos diretores que receberam o edital, as nossas nutricionistas pela condução do concurso e as merendeiras, que todos os dias preparam as refeições das nossas crianças e adolescentes com tanto amor”, enfatizou a secretária de Educação Gerusa Bolsoni.

Francine Ferreira – Tânia Giusti

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Spilere Serralheria G
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo