FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Gastronomia

Competição gastronômica na França exalta a beleza esculpida em sobremesas veganas

Confeitaria

A capital mundial da gastronomia – Lyon, França – sediou mais uma vez a Copa Mundial de Confeitaria, a Coupe du Monde de la Pâtisserie, que reuniu confeiteiros talentosos do mundo todo. Nesta edição do evento, 21 equipes se qualificaram para a final, que aconteceu nos dias 27 e 28 de janeiro. Cada equipe participante foi composta de três chefes com especialidades específicas: açúcar, chocolate e gelo.

A novidade que ninguém esperava é que, pela primeira vez na história da confeitaria, o desafio foi entregar produções completamente veganas! Em outras palavras, nenhum produto de origem animal foi permitido para a composição das receitas. Seguindo a filosofia do veganismo, os temas preditos deveriam se relacionar com a natureza, a fauna e a flora.

Veganismo em foco

O tema veganismo celebrou o trigésimo aniversário do evento, que ocorre sempre a cada 2 anos em Lyon. A filosofia vegã prega o respeito aos direitos animais e é contra qualquer exploração ou práticas que envolvam sofrimento animal. Dessa forma, não só alimentos mas também roupas, móveis e acessórios são descartados pelos adeptos do movimento.

Contape
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

A Academia Americana de Nutrição e Dieta reconhece que as dietas veganas são apropriadas para todos os estilos de vida, incluindo a infância e até mesmo durante a gestação. O desafio dos adeptos a essa filosofia é o planejamento adequado. Sem ele, nutrientes essenciais, tais como vitamina D, cálcio, zinco e vitamina B12, podem se tornar escassos no corpo e gerar problemas.

Um desafio sem precedentes

A Copa Mundial de Confeitaria, sem dúvidas, traz consigo um espírito de competição e, de certa forma, um quê lúdico que lembra bastante os famosos e temáticos jogos de aposta Candy Dreams e Candy Bingo 3D.  Se, por um lado, a competição culinária desperta aquela vontade de confeitar, a internet também o faz, mas com a possibilidade de você ganhar dinheiro enquanto se diverte no meio da maravilhosa gastronomia da Patîsserie (clique aqui)!

O grande desafio aos chefs foi a impossibilidade de utilizar itens importantes da confeitaria, como a manteiga, ovos e cremes. Aceita a competição, a Copa Mundial de Confeitaria foi marcada por criações de tirar o fôlego. Os vencedores da vez foram os três confeiteiros da Malásia: Wei Loon Tan, Otto Tay e Ming Ai Loi. Em segundo e terceiro lugar ficaram Japão e Itália.

Confeitaria 2

Equipe da Malásia levou o prêmio neste ano de 2019 (Coupe du Monde de la Pâtisserie).

Importância do evento para a população

Sem dúvidas, trazer um tema muitas vezes desconhecido e ignorado a uma competição de nível profissional no país referência de Pâtisserie é um marco e tanto. A veiculação deste tipo de informação para o público geral é mais uma forma de difundir a filosofia de vida do veganismo para os que pouco conhecem sobre.

Recapitulando os acontecimentos

  • Em Lyon, França, um time de confeiteiros da Malásia ganhou a final da Copa Mundial de Confeitaria;
  • Em segundo e terceiro lugar ficaram o Japão e a Itália, respectivamente;
  • O tema da edição de 30 anos foi inédito e desafiador: as receitas só poderiam ser veganas! Nada de produtos animais foi permitido na competição.
  • A criatividade dos confeiteiros foi colocada à prova para acharem substituição à clara do ovo e aos cremes.
  • Mesmo com o desafio, obras de arte da culinária de confeitaria foram realizadas, mostrando ao mundo que os produtos animais não são necessários para a cozinha confeiteira.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo