FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Como trocar o óleo do motor com segurança em tempos de pandemia

3 equipamento para óleo

Os automóveis se constituem como um dos principais modais de transporte no país. Embora o Brasil não tenha, por enquanto, nenhum regime de quarentena, os estados estabelecem regras de distanciamento social e redução de circulação, o que impacta no número de carros nas ruas. Enquanto essa pandemia não acaba (e esperamos que tudo volte ao normal o mais breve possível), é necessário ter atenção com seu veículo, incluindo a troca de óleo.

Os óleos lubrificantes são empregados em transportes automotivos (em ônibus, trens, carros, aviões, motocicletas) e também em máquinas motorizadas, como é o caso de  colheitadeiras, tratores e motosserras. Dada a importância desse item para o funcionamento dos motores, normalmente as oficinas mecânicas e postos de combustível contam com equipamento para óleo e realizam a troca e o descarte de acordo com as leis e normas vigentes.

Na atual situação em que vivemos, é de se imaginar que muitas oficinas mecânicas estão fechadas. Mas o equipamento para óleo necessários para a troca ainda podem ser encontrados em postos de combustível.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Esses, por sua vez, podem funcionar, de acordo com resolução publicada pela  Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no final de março. os revendedores de combustíveis automotivos em todo o país deverão funcionar, no mínimo, de 2ª feira a sábado, das 7h às 19h, segundo a agência.

Mas pode ser um risco alto sair de casa só para efetuar essa troca. O mais recomendado, nesse sentido, é esperar esse período passar, caso você não precise utilizar o carro e ainda não haja necessidade de fazer a troca do lubrificante. Cada fabricante determina o tempo no qual o óleo deve ser substituído, de acordo com o manual do proprietário, período que gira em torno de 1 ano (ou 10 mil a 15 mil quilômetros rodados).

Isso não significa que você não deva verificar as atuais condições do veículo. Mesmo durante a pandemia é importante realizar reparos e manutenções simples, para que os componentes mecânicos do veículo se mantenham intactos. Se realmente houver a necessidade de trocar o lubrificante, é possível fazê-lo mesmo sem um  equipamento para óleo, embora nesse caso seja recomendado ter muita atenção com a coleta e o descarte.

Como trocar o óleo do carro em casa

Primeiro, como já foi dito, verifique se esse é o momento de trocar o óleo do carro. Depois, o proprietário precisa analisar quais ferramentas serão necessárias para o procedimento. Por vezes, o veículo possui protetor de cárter, exigindo que você remova-o antes de fazer a troca.

Forre o chão com jornal para que o óleo não suje e não manche a superfície da sua garagem ou quintal. Você precisará entrar embaixo do carro ou ter ferramentas para levantá-lo. Coloque a bandeja de coleta abaixo do bujão e solte-o. Depois que todo óleo escoar, recoloque o bujão com a nova arruela de vedação e coloque o parafuso com a mão e certifique-se de que ele ficou bem fixo.

Em seguida, retire o filtro com cuidado. Rosqueie o novo filtro e verifique se não está vazando óleo. Abra a tampa de abastecimento no cofre do motor, para que você possa despejar o óleo novo. Ainda é necessário que o óleo escorra no cárter, então espere por alguns minutos e faça a medição na vareta.

Ligue o carro para se certificar de que tudo está em ordem. Nessa etapa, você deve verificar se a luz no painel acende ao girar a chave até o estágio de ignição e apagar em alguns segundos depois da partida. espere mais 10 ou 15 minutos e faça a medição novamente com a vareta. Se a marca estiver entre o mínimo  o máximo e a luz apagou depois da partida, tudo foi completado com sucesso.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo