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Como melhorar a saúde cardiovascular sem sair de casa

A vacinação contra a COVID-19 está avançando no Brasil e em Santa Catarina, mas a recomendação ainda é de sair de casa apenas para atividades indispensáveis. Felizmente, já é possível fazer praticamente tudo dentro do lar!

Cuidar da saúde é uma das atividades que mais exigem a nossa atenção. As mortes por doenças cardiovasculares cresceram 132% no Brasil durante a pandemia, demonstrando que muitas pessoas passaram a negligenciar a saúde do coração e do sistema circulatório enquanto ficam em isolamento.

Exercícios físicos e boa alimentação são fundamentais para a nossa saúde cardiovascular e não podemos negligenciá-los mesmo em tempos de pandemia. Há quem prefira frequentar academias seguindo protocolos de segurança, mas há quem prefira se exercitar no conforto da própria casa.

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Se você quer cuidar da sua saúde cardiovascular sem sair de casa, confira algumas dicas importantes:

1. Capriche na alimentação

A alimentação ruim é uma das principais inimigas da saúde cardiovascular. Alimentos gordurosos formam placas que entopem as veias e levam a várias complicações e à morte.

Você deve comer principalmente alimentos leves e poucos gordurosos, impedindo assim a formação de tais placas. Veja se eles são ricos nas vitaminas B, C, D, E e K, consideradas as cinco mais importantes para a saúde do coração.

Lembre-se também de não exagerar no sal!

2. Faça exercícios físicos com regularidade

Mesmo dentro de casa, é possível fazer exercícios físicos com regularidade e manter a saúde de todo o corpo em alta.

Existem vários aplicativos que oferecem programas de semanas ou até de meses com exercícios que não precisam de nada além do próprio peso corporal. É possível também também adaptar pequenos equipamentos como barras e cordas.

Quem prefere os equipamentos mais clássicos também pode criar rotinas diárias e manter a saúde sem sair de casa. Por ser um exercício que acelera os batimentos cardíacos e estimula a circulação sanguínea, correr na esteira é um exemplo. Ela também ajuda a manter o peso e a criar resistência física.

3. Procure atividades relaxantes

O estresse é mais um grande inimigo da saúde cardiovascular. É normal estar sempre nervoso em tempos de pandemia, tanto pela preocupação de não pegar a doença, quando pela situação inusitada do confinamento.

Para combater o estresse e conseguir atingir a calma e a plenitude, nós recomendamos atividades relaxantes como meditação e yoga. Investir nos seus hobbies, não importa quais sejam, também é um jeito de passar o tempo e de ter maior felicidade durante tempos difíceis.

4. Evite o álcool e o cigarro

O cigarro é reconhecidamente uma das maiores causas de doenças cardiovasculares. Se você ainda fuma, converse com seu médico sobre o que ele pode te fazer para te ajudar a parar. Muitas outras áreas do corpo também são prejudicadas pelo tabagismo.

Consumir álcool em excesso também é muito prejudicial. Você pode continuar bebendo socialmente, é claro, mas evite os destilados e as doses muito elevadas das bebidas. Não transforme a diversão em problema!

Você não precisa sair de casa para seguir essas quatro medidas e elas certamente serão capazes de transformar a sua saúde cardiovascular!

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