FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Como elaborar um projeto de pesquisa

Captura de tela inteira 13062022 182954.bmp

Em algum momento durante a graduação o estudante inevitavelmente se depara com a necessidade de elaborar um projeto para trabalho de pesquisa. Seja mais cedo ao ingressar em algum projeto de iniciação científica ou nos últimos semestres do curso quando chega o momento de escrever a monografia, todo universitário precisa saber como elaborar um documento do tipo.

Ao encontrar algum problema na elaboração desses projetos o estudante pode recorrer ao uso de um exemplo de projeto de pesquisa pronto, essa técnica se mostra muito útil para ajudar na compreensão básica desse tipo de trabalho. Porém, para ajudar ainda mais, no artigo de hoje temos uma explicação sobre tipos de projeto de pesquisa e quais elementos devem fazer parte de um.

Tipos de projeto de pesquisa

O documento de projeto para trabalho de pesquisa não se resume a um modelo que pode ser utilizado em qualquer situação, diferentes projetos exigem adaptações de estrutura entre si. É importante que você entenda como isso se aplica ao ingressar no universo das pesquisas acadêmicas.

Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider

Dentro do ambiente acadêmico existe uma variedade de projetos de pesquisa que podem exigir um documento detalhando o que será feito durante a atuação do pesquisador ou grupo de pesquisa.

Como exemplo para ajudar você a visualizar as aplicações desse tipo de documento, vamos falar um pouco sobre projetos de pesquisa científica e projetos de mestrado para que você entenda melhor como essas diferenças funcionam na prática.

Projeto de pesquisa científica

O projeto de pesquisa científica é o tipo mais genérico desses trabalhos, pode ser utilizado tanto por alunos de graduação durante etapas como o trabalho de conclusão de curso (TCC) como por professores que estão elaborando projetos para iniciação científica.

O objetivo desse tipo de projeto acadêmico é organizar em um documento de forma estruturada a proposta da pesquisa, incluindo o que vai ser pesquisado, recursos necessários para a pesquisa, a justificativa da pesquisa e a metodologia.

Projeto de mestrado

O projeto de mestrado é um documento similar ao de um projeto de TCC ou projeto de pesquisa, porém sua complexidade é maior que a desses outros documentos. É nele que o aluno de mestrado deve definir o que irá fazer parte da sua pesquisa de pós-graduação, incluindo não somente a proposta da pesquisa como outros elementos como o cronograma para a sua realização.

Em algumas instituições de ensino pode ser exigido que os candidatos participando de um processo de seleção para mestrado apresente o seu projeto de pesquisa que esteja de acordo com o programa da universidade, porém é mais comum que essa etapa ocorra após o ingresso do aluno e sirva mais como uma forma de estruturar como a pesquisa deve ser realizada.

Elementos de um projeto de pesquisa

Se você está com dúvidas de como fazer um projeto de pesquisa e não sabe por onde começar, pode ser interessante aprender mais sobre os elementos que constituem o documento de um projeto de pesquisa. Fazendo isso, você pode ter um projeto simples pronto em pouco tempo sem maiores dificuldades.

Todo projeto de pesquisa deve incluir um conjunto de elementos básicos seguindo as normas da ABNT, esses elementos podem ser categorizados como teóricos, metodológicos e complementares, incluindo informações como a fundamentação teórica, metodologia, justificativa da pesquisa e referências.

Elementos teóricos

Esse é o elemento no qual você deve incluir todas as informações teóricas do projeto, como por exemplo o tema do projeto, o problema, objetivo geral, objetivos específicos e a justificativa da pesquisa.

Ao escrever essas partes do projeto é essencial que você descreva porque a pesquisa a ser realizada é importante e qual é a motivação para que essa pesquisa seja realizada. Especialmente quando se trata de um projeto que busca obter apoio financeiro de alguma organização, é importante que fique claro porque o projeto deve ser aprovado.

Elementos metodológicos

Os elementos metodológicos também fazem parte das informações que devem ser incluídas no documento de projeto de pesquisa. É com os elementos metodológicos que o pesquisador pode descrever a maneira que os objetivos da pesquisa serão alcançados e como a pesquisa será validada.

Essa é uma parte importante de elaborar qualquer trabalho acadêmico, pois é assim que o pesquisador define como a pesquisa será realizada, o que é especialmente importante para demonstrar a validade da pesquisa e permitir que outros pesquisadores possam reproduzir a pesquisa para avaliar os resultados.

Elementos complementares

Os elementos complementares são todos aqueles que não são nem teóricos nem metodológicos, porém ainda precisam ser incluídos no documento do projeto de pesquisa. Eles incluem informações como bibliografia, cronograma, membros do grupo de pesquisa e orçamento quando necessário.

Em casos nos quais seja necessário obter aprovação de alguma organização que irá fomentar a pesquisa é importante dar uma atenção especial à descrição do orçamento necessário para execução do projeto. Afinal, as instituições responsáveis por isso sempre vão avaliar uma lista de estudos de pesquisa relevantes antes de aprovar um projeto.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo