FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Como é a cidade que as crianças sonham para o futuro?

vencedores

Crianças colocam no papel os pedidos para uma cidade melhor em concurso da Câmara de Vereadores

“Quero uma cidade planejada para o bem estar e conforto das pessoas, com gentileza e amizade, com menos automóveis e mais bicicletas.”

“Em minha cidade, todos respeitarão as diferenças de todos.”

Credisol
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

“Somente em um lugar onde a educação está em primeiro lugar, as pessoas vão valorizar os espaços públicos e valorizar a nossa bela Forquilhinha.”

Esses pedidos foram feitos por crianças de 6 a 11 anos de idade no Primeiro Concurso de Desenho, Frase e Redação da Câmara de Vereadores de Forquilhinha. Assim como os textos, os desenhos também ilustraram uma cidade diferente no futuro, sem violência, com mais saúde e educação, respeito à natureza e menos desigualdades. Com o tema “A Cidade Que Eu Quero”, as crianças colocaram no papel muitos desejos.

“Nossa intenção com esse projeto, era de fazer cada estudante adquirir conhecimento, se descobrir, se reinventar, olhar ao seu redor e discutir com a família e com os colegas o que pensa e o que os outros pensam, e o que cada um pode fazer para melhorar o seu espaço, em casa, na escola, no bairro, na cidade”, explicou o presidente da Câmara de Vereadores, idealizador do Programa Cidadania.

O concurso faz parte do Projeto Estudante Cidadão que está dentro de algo muito maior, que é o Programa Cidadania. Quase dois mil estudantes, de primeiro ao quinto ano, de escolas municipais, estaduais e particular participaram desta etapa. Segundo o coordenador do Programa, João Fábio da Conceição, o concurso foi muito além dos objetivos propostos inicialmente. “As frases, as redações e os desenhos que chegaram até o legislativo são criativos, motivadores e transformadores. E podemos dizer com muito orgulho, que nossas crianças são dedicadas, talentosas e sobretudo, são o nosso maior patrimônio”, ressalta João Fábio.

Os 45 estudantes finalistas receberam um certificado de participação e os três primeiros de cada categoria, também ganharam troféu e uma mochila do Programa com materiais didáticos e lúdicos. Os 77 professores monitores receberam um certificado de menção honrosa e as nove escolas um baú cheio de livros, como forma de incentivo à leitura.

Para 2018 o Programa Cidadania traz ainda dois projetos: Cinema na Câmara, voltado não apenas para as escolas mas também para entidades do município e o Parlamento Jovem, direcionado aos estudantes, que são adolescentes e jovens, com foco na participação política.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves

professor fortulino
escolas


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo