FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Comitê da Bacia do Rio Araranguá prepara programação especial para semana do dia da água

Snapchat 6279845391881300146

Em alusão ao Dia Mundial da Água, 22, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá promoverá concursos e mostras culturais com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de preservar e proteger a água.

A primeira mostra abre nesta segunda-feira, 21, no segundo piso do Shopping Della, e fica em exposição até o vai até o dia 26 de março.

Ainda estão previstas atividades na Unesc e no município de Turvo. Dois concursos culturais também estão previstos tendo como tema “A importância da Água e o Comite do Rio Araranguá”, um fotográfico e outro musical.

Credisol
Net Lider
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Para o presidente do comitê, Davide Tomazi Tomaz, “cuidar da água é também cuidar da vida, da economia e do meio ambiente”, afirmou. Os membros e parceiros do comitê ainda realçaram a importância para a região da Barragem do Rio São Bento, que segundo o engenheiro civil da Casan, Jaison Speck, é uma das principais obras de engenharia do Sul do país, e tem uma importância extrema para o abastecimento da região carbonífera. “A barragem é o maior polo do Estado em recursos hídricos para abastecimento humano”, pontuou.

Segundo um dos membros do comitê e presidente da Associação Catarinense de Irrigação e Drenagem, Sergio Marini, as estatísticas mostram que se não fosse a barragem do Rio São Bento, os produtores de arroz teriam ficado sem água, ao menos quatro vezes depois do início das operações da barragem. “De 2004 até agora pelo menos em quatro grandes estiagens teriam faltado água”, afirma.

Concursos

Dois concursos serão organizados, onde os resultados serão divulgados na semana do meio ambiente. Um seria a 3ª edição do concurso fotográfico, voltado para crianças e adolescentes que morem nas proximidades de rios da bacia hidrográfica. As fotografias podem ser inscritas a partir de hoje, dia 18, até o dia 16 de maio de 2016.

O segundo é o concurso musical que escolherá o jingle do comitê, que está aberto até o dia 10 de maio. Mais informações sobre os concursos poderão ser obtidas pelo blog e o e-mail do comitê -comiteararagua@gmail.com e comitebaciaararangua.blogspot.com.br.

Programação

– Mostra Cultural no Shopping Della, de 21 a 26 de março, com abertura às 10h30min, no segundo piso do estabelecimento;

– Mostra Cultural na Unesc no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), no hall do bloco XXI;

– Mostra Cultural na escola João Colodel, de Turvo, no dia 23 de março, no período matutino.

Neste locais estarão disponíveis imagens referente à bacia, seu histórico, sua área de abrangência, informações relacionadas a seleção de desenhos que retratam a realidade dos rios da bacia identificados por alunos do quarto anos das oito escolas que foram atendidas pelo primeiros dois anos do curso”brincando de preservar”.

Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá

A bacia possui uma área de 3.089 km², com 16 municípios ocupando seu território: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão.

O rio Araranguá possui suas nascentes localizadas na Serra Geral e deságua no Oceano Atlântico, com um comprimento de todos os cursos d’água de 5.916 km, e vazão média na foz de 116 m³/s. Os principais cursos d’água formadores são: Mãe Luzia, Itoupava, Amola Faca, Jundiá, Cachorrinho, Engenho Velho, Figueira, Rocinha, Manoel Alves, Sanga do Coqueiro, Turvo, Sangão, Fiorita, São Bento, Criciúma e dos Porcos.

Francine Ferreira – Antônio Rozeng


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo